Eleições no Brasil: resultado da disputa depende de atuação coletiva

Avaliação é da advogada e feminista Magnólia Said, em análise sobre o pleito concedida em entrevista ao Jubileu Sul/Américas. Educação popular e articular gênero, classe, raça e etnia para luta política estão entre os desafios da próxima Presidência, afirma.

Os desafios e perspectivas também são comentados por Luis Fernando Novoa, professor da Universidade Federal de Rondônia, na versão em espanhol com as duas análises, publicada pelo Jubileu Sul/Américas.

Foto: Alberto César Araújo/Amazônia Real/CC

Equacionar a dívida
A Rede Jubileu Sul Brasil (JSB) alerta para uma necessidade urgente no país: o próximo Presidente da República tem que enfrentar e equacionar a dívida pública de uma vez por todas, para evitar a continuidade das consequências desastrosas desse sistema de endividamento.

A Rede aponta  algumas medidas que precisam ser adotadas para enfrentar o sistema da dívida pública e assim iniciar a reparação das dívidas sociais ao povo brasileiro.

Cartografia social fortalece protagonismo e luta das mulheres
O que é e como fazer uma cartografia social feminista? Essas foram as perguntas centrais da formação com mulheres que atuam em seis territórios na Ação Mulheres por reparação das dívidas sociais. O momento contou com aprendizados sobre a história das cartografias e partilhas de experiências já realizadas.

Imagem da realização de cartografia social em Porto Alegre (RS)

Em outra oficina formativa da mesma ação, as mulheres também refletiram sobre como o pagamento da dívida desvia recursos de políticas públicas essenciais e quais os processo de construção do orçamento público nas diferentes instâncias de governo. Confira.

Visitas do Jubileu Sul Brasil destacam relevância da atuação conjunta

Em setembro, membros da coordenação e da articulação da Rede realizaram visita respectivamente na Bahia e Ceará, promovendo uma série de reuniões e atividades nos territórios onde é impulsionada a Ação Mulheres por reparação das dívidas sociais, que é promovida numa parceria com a 6ª Semana Social Brasileira (SSB) e a Central de Movimentos Populares (CMP).

Ainda no âmbito da ação, a Rede JSB está participando do grupo de lideranças ligadas à luta por moradia para articular a criação da Pastoral de Moradia e Favela.

Reunião com a Comissão de Gênero e Programa Infância, Adolescência e Juventudes (PIAJ). Foto: Josilene Passos/Jubileu Sul Brasil

Acesse o “Economia fora do eixo”
O 12º episódio do podcast traz o olhar dos trabalhadores e das trabalhadoras no marco dos 200 anos da (in)dependência do Brasil. Passados dois séculos, o país conta com números alarmantes de desemprego e escalada da precarização do trabalho, e o convidado que aborda o tema é Jardel Lopes, da coordenação nacional da Pastoral Operária.

Ainda no marco dos  200 anos da (In)dependência, o 11º episódio destaca o olhar das organizações da sociedade civil, com participação de de  Kelli Mafort, da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Acesse a playlist do “Economia Fora do Eixo”.


Jubileu Sul Brasil leva enfrentamento do sistema da dívida ao encontro da Economia de Francisco

“O encontro foi para repactuar a economia de Francisco nos seus territórios. Estamos aqui compartilhando nossas estratégias de ação e a Rede Jubileu Sul Brasil está contribuindo na reflexão sobre a agenda das dívidas financeiras e históricas”, explica a economista Talita Guimarães, do Serviço Franciscano de Solidariedade (SEFRAS), que representou a Rede JSB nesta experiência de intercâmbio internacional junto com Luiza Bassegio, do Grito dos Excluídos/as Continental. Saiba mais.



2ª edição da cartilha “Conflitos e regularização fundiária: vamos fazer resistência popular?”
A cartilha, que teve sua primeira edição publicada em 2021, foi atualizada e traz reflexões, aprendizados e desafios a respeito de processos de regularização fundiária. Traz ainda exemplos de comunidades e movimentos de luta popular que conquistaram o título de posse, garantindo o direito de morar na cidade. Acesse e baixe a publicação gratuitamente.

Frente Brasileira contra os Acordos Mercosul – União Europeia/EFTA realiza Curso Regional Sul e Sudeste sobre impactos previstos
A formação reuniu diversas organizações sociais e buscou criar espaços para conhecer realidades e posicionamentos a respeito do Acordo, além de fortalecer a construção de iniciativas populares emancipatórias.

A Rede Jubileu Sul integra a Frente e participou do curso. Saiba mais.

O conteúdo desta publicação é de responsabilidade exclusiva da Rede Jubileu Sul Brasil. Não necessariamente representa o ponto de vista dos apoiadores, financiadores e cofinanciadores.

Deixe um comentário