A ação “Protagonismo da Sociedade Civil nas Políticas Macroeconômicas” visa ampliar a incidência das organizações nos espaços públicos para avançar rumo ao cumprimento de direitos garantidos aos povos, construindo um mundo mais sustentável, ético, inclusivo e participativo.

Organizações dos 10 países que integram a rede Jubileu Sul/Américas estão envolvidas. Desse modo, a iniciativa está presente no Brasil, em El Salvador, no Equador, na Guatemala, no Haiti, em Honduras, no México, na Nicarágua, no Peru e em Porto Rico.

Embora a Rede Jubileu Sul dialogue com a Agenda 2030 para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, seus temas são abordados a partir de uma perspectiva crítica frente aos ODS. Acreditamos que o avanço da Agenda 2030 na América Latina e no Caribe só será possível se os Estados reconhecerem e respeitarem a vida em todas as suas formas e cumprirem os direitos e garantias dos povos.

Nosso foco é em uma contra narrativa que valorize e ecoe a voz dos territórios em luta pela redução das desigualdades, pela investigação e cancelamento da dívida pública e por investimentos de recursos que atendam aos setores mais vulneráveis.

Com notícias, vídeos, relatórios, estudos, spots e outros conteúdos em português e espanhol, buscamos ampliar a participação social dos povos latino-americanos e caribenhos nas decisões sobre as políticas macroeconômicas, e da defesa da capacidade dos Estados de promover uma arrecadação justa e eficaz dos recursos previstos na legislação, com o consequente impacto na redução da evasão fiscal e no aumento dos investimentos públicos na atenção à população.

O projeto “Protagonismo da Sociedade Civil nas Políticas Macroeconômicas” tem vigência entre os anos de 2020 e 2022 e é financiado com recursos da Comissão Europeia, no âmbito da chamada: Apoio às organizações da sociedade civil para sua contribuição na consecução dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), – Collect More, Spend Better. Tal proposta foi aprovada e possibilitou a assinatura do contrato Nº HUM/2019/413-870, por meio da Rede Jubileu Sul Brasil.

Confira fotos do projeto

Protagonismo da Sociedade Civil nas Políticas Macroeconômicas