A comunicação integra a estratégia de mobilização social e incidência política da Rede Jubileu Sul Brasil, em vista da integração e fortalecimento das nossas organizações membro, rumo aos nossos objetivos comuns: o cancelamento das dívidas ilegítimas, e a construção coletiva e democrática de um projeto popular para o Brasil e para o Bem viver dos Povos.

Em comunhão com a política de comunicação da Rede Jubileu Sul/Américas, lutamos por uma comunicação orientada para a defesa da vida, comprometida com a verdade e com o direito à informação. Acreditamos na comunicação popular, participativa e emancipatória, sempre com uma abordagem inclusiva, contra-hegemónica e anti-patriarcal.

Reconhecemos os processos de comunicação como uma das principais estratégias na resistência e luta contra o sistema de dominação capitalista, contra o racismo, o imperialismo, a misoginia, o preconceito, a lgbtfobia, o machismo e todas as formas de violência.

As lutas dos povos, das mulheres e das comunidades ancestrais são a grande e principal escola para nossos processos de comunicação, bem como para pensar e construir diferentes modelos de comunicação a partir de paradigmas críticos dos modelos capitalistas e heteronormativos.

A Rede Jubileu Sul Brasil também se ocupa com a formação de grupos e pessoas, especialmente mulheres, no campo da comunicação, com o objetivo de contribuir para a descolonização do conhecimento e da informação, e a valorização dos saberes construídos nas comunidades, desconstruindo o modelo comunicacional hegemônico que inviabiliza, enfraquece e até mesmo mata culturas, saberes, povos, corpos e territórios.

 

Leia também:

Jubileu Sul Brasil realiza formação em Direitos Humanos e Comunicação

Comunicação para resistência popular é tema da 4ª aula da formação de multiplicadores

Ampliando e compartilhando conhecimentos, mulheres encerram ciclo de oficinas de comunicação do Jubileu Sul Brasil

Militantes da comunicação compartilham experiências de resistência pela mídia independente na América Latina e Caribe