As Semanas Sociais Brasileiras (SSB) são uma convocação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora. É realizada de forma coletiva com as Pastorais Sociais, Igrejas Cristãs, inter-religiões, movimentos populares, associações, sindicatos e entidades de ensino, na pluralidade cultural e étnica do Brasil. A SSB articula as forças populares e intelectuais para o debate de questões sociopolíticas do país, para uma ação sociotransformadora .

É na história da SSB que se encontra a origem da Rede Jubileu Sul Brasil. Foi em decorrência da 3ª Semana Social Brasileira, que aconteceu entre os anos de 1997 e 1999, com o tema “Resgate das dívidas sociais: justiça e solidariedade na construção de uma sociedade democrática”, que a nossa Rede nasceu, apoiada pelas lutas internacionais pelo cancelamento das dívidas ilegítimas.

A 3ª SSB buscou evidenciar que os recursos destinados aos credores externos eram subtraídos de áreas essenciais para a promoção da dignidade humana. Foi nesse contexto histórico de mobilização nacional e internacional que realizamos, na Semana da Pátria, o Plebiscito Popular da Dívida Externa. A iniciativa teve a participação de mais de seis milhões de brasileiras e brasileiros, à época algo equivalente a 5,16% do eleitorado do país.

Durante aqueles dias, mais de 90% das pessoas que se manifestaram nas 50 mil urnas instaladas por 100 mil voluntários em três mil municípios do país, disseram não ao pagamento da dívida externa, disseram não à manutenção do acordo firmado pelo governo federal com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e disseram não ao comprometimento do orçamento público com o pagamento da dívida.

Demonstrando a conexão entre diversas mobilizações populares, o último dia de votações do Plebiscito foi a data da 6ª edição do Grito dos/as Excluídos/as, que teve o tema “Progresso e Vida, Pátria sem Dívidas” e problematizou o sistema de dependência financeira que subjugava o Brasil e demais nações empobrecidas.

Dois anos depois, entre 1 e 7 de setembro de 2002, mais de 10 milhões de cidadãs e cidadãos em 3.894 municípios disseram: não à adesão do Brasil à Área de Livre-Comércio das Américas (ALCA); não à permanência do governo nas negociações para a formação do bloco econômico; e não à cessão da base de Alcântara, no Maranhão, aos Estados Unidos.

A Rede Jubileu Sul Brasil segue integrando a mobilização da Semana Social Brasileira que está em sua sexta edição, com o tema “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho”. Os três “Ts” do tema são uma referência ao Papa Francisco, que em 2014, durante o 1º Encontro Mundial de Diálogo com os Movimentos Populares, conclamou: “nenhuma família sem teto; nenhum camponês sem-terra; nenhum trabalhador sem direitos”.

 

Leia também:

Rumo ao Brasil que queremos: o Bem Viver dos povos

6ª Semana Social Brasileira lança série de podcast

Comemoração e Memória: 3ª Semana Social Brasileira