Esta ação tem por objetivo a promoção de ações de defesa dos direitos sociais e territórios impactados por grandes projetos para gerar incidência de grupos de mulheres e comunidades tradicionais nas políticas públicas, e fortalecer o controle social sobre a política macroeconômica do Brasil, em especial no campo da Seguridade Social  – saúde, previdência e assistência social.

Os territórios envolvidos na ação apresentam diversas situações de conflito, violências e descaso, onde também encontramos a falta de apoio às defensoras de direitos e às questões de gênero que atravessam o cotidiano. A ação do projeto tem se mostrado relevante, tanto no âmbito local quanto nacional, para fazer frente aos desmontes das políticas públicas, nas quais as mulheres são as maiores atingidas. O projeto tem contribuído para os processos de resistência, incidência e enfrentamento e para a interação e empoderamento das mulheres nas comunidades.

Os principais resultados:

  • Reconhecimento, visibilidade e fortalecimento das práticas de resistência das comunidades e dos coletivos de mulheres às situações de violação dos direitos.
  • Grupos locais de mulheres capacitados e proativos na incidência sobre os centros de poder e as políticas públicas.
  • Aprimoramento das iniciativas de base comunitária lideradas por mulheres.

 

Os principais avanços:

  • Manutenção das ações da Coletiva de Mulheres da Rede Jubileu Sul Brasil para atuar na capacitação e desenvolvimento de metodologias para a incidência política, assim como para pensar a ação da Rede desde a perspectiva das mulheres.
  • Participação de mulheres dos coletivos locais no processo de formação e incidência política.
  • Integração de outros coletivos de mulheres em territórios adjacentes ou novos e articulação com organizações parceiras para comporem ou apoiarem as ações do projeto ou para além dele, mas principalmente no desenvolvimento de ações de solidariedade para enfrentamento aos efeitos da pandemia Covid-19.
  • Realização de processos formativos com uso de metodologias e tecnologias de informação e comunicação, pensadas a partir das mulheres e para garantia de sua plena participação.
  • Integração com outros processos da Rede Jubileu Sul Brasil e da Rede Jubileu Sul/Américas, ampliando a participação das mulheres em eventos, processos formativos, dentre outras atividades, com foco na inserção dessas mulheres em diversos espaços nacionais e da América Latina e Caribe.
  • Ampliação do debate sobre os “feminismos comunitários”, algo novo, que provoca o pensar sobre o conjunto da existência em sua integralidade.
  • Ampliação do debate sobre as resistências dos povos negros e indígenas no Brasil, em espacial a luta das mulheres.
  • Abertura para discussão sobre racismo e branquitude na Rede Jubileu Brasil, pensando ações com as mulheres negras e indígenas. As pessoas brancas participantes têm assumido seu papel na luta antirracista como parte desse embate.
  • Garantia de articuladoras e apoios locais possibilitou maior visibilidade do trabalho realizado e aproximação de outras pessoas e, o mais importante, manteve o trabalho vivo mesmo em tempo de pandemia e não deixando os grupos isolados.

Entre os desdobramentos das ações de apoio está a estruturação do Coletivo de Mulheres da Rede Jubileu Sul Brasil. Entre os principais territórios das ações de incidência estão: Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), São José dos Campos (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

Confira fotos do projeto

Mulheres em Resistência