“A trajetória de Sandra Maribel tem um valor incalculável na luta pela justiça social, verdade e liberdade de expressão em seu país”

Uma tentativa de sequestro contra a jornalista hondurenha Sandra Marybel Sánchez aconteceu, nesta quinta-feira, 26, quando ela regressava a sua casa em Tegucigalpa, Honduras. Segundo o site Criterio.hn, a jornalista foi abordada por um indivíduo com uma pistola 9 milímetros, que desistiu de sequestrá-la quando um carro se aproximou de Sandra.

A jornalista é coordenadora do programa «Más que Dos» na Rádio Progreso. A Rede Jubileu Sul/Américas que tem um histórico de admiração e luta com a jornalista emitiu nota exigindo que as autoridades locais tomem providência em defesa da jornalista e assim da liberdade de imprensa.

Confira a nota na íntegra:

Honduras | Alerta Internacional

Denunciamos a tentativa de sequestro contra a jornalista Sandra Maribel

Desde a Rede Jubileu Sul/Américas denunciamos a tentativa de sequestro da companheira Sandra Maribel Sánchez, jornalista de destaque da Rádio Progresso que foi abordada por um homem armado. Os eventos aconteceram na tarde do dia 26 de setembro de 2019.

A trajetória de Sandra Maribel tem um valor incalculável na luta pela justiça social, verdade e liberdade de expressão em seu país. Estamos falando de uma mulher que vem enfrentando assédios, processos judiciais por parte do Estado hondurenho, como resultado de muitos anos de trabalho na busca da verdade, e na denúncia da estrutura de corrupção e criminalização que prevalece em seu país.

Esta tentativa de sequestro se acrescenta a uma longa lista de ações ameaçadoras que ela teve de enfrentar nos últimos anos.

Unimos nossas vozes de denúncia e exigimos a integridade física e emocional de Sandra Maribel, assim como a de sua família. Apelamos aos órgãos internacionais para que se pronunciem e denunciem este ato de violência em todos os espaços.

Para Sandra Maribel, todo o nosso carinho e apoio.

27 de setembro de 2019

América Latina e Caribe

Deixe um comentário