A cartilha que teve sua primeira edição publicada em 2021 foi atualizada e traz reflexões, aprendizados e desafios a partir dos impactos da pandemia de Covid-19, na luta por moradia e pela superação da fome.

Ilustração: Rachel Gepp

O Brasil contabiliza quase 700 mil óbitos por Covid-19, desde o início da pandemia em 2020, figurando no cenário mundial como segundo país com maior ocorrência de mortes provocadas pelo coronavírus, atrás apenas dos Estados Unidos, país que também foi vitimado pela negligência de um governo negacionista que retardou a chegada das vacinas, além de espalhar notícias falsas sobre a doença e seu tratamento.

Os impactos da pandemia refletem ainda mais o desmonte de políticas públicas de assistência social ocorrido nos últimos anos no país. Famílias mais pobres lutam diariamente pela moradia digna e ainda precisam lidar com a negligência na segurança alimentar.

A segunda edição da cartilha “Resistir na crise: moradia, renda e comida no prato” chega para contribuir na formação de mulheres e suas comunidades que trilham caminhos de resistência, superação, organização e esperança.

A publicação traz relatos das ações concretas na luta por moradia, renda e comida no prato nos territórios de Fortaleza (CE), Manaus (AM) e Rio de Janeiro (RJ). Nesta segunda edição, a seção Mulheres da resistência popular presta homenagem às mulheres lutadoras dos seis territórios onde acontece a Ação Mulheres por reparação das dívidas sociais: Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Com ilustrações que ajudam a compreender melhor as estatísticas e informativos, a cartilha traz indicações de leituras, sites e filmes que podem contribuir  na formação de lideranças comunitárias.

Esta publicação integra o conjunto de seis cartilhas que a Rede Jubileu Sul Brasil (JSB), a 6ª Semana Social Brasileira (SSB) e a Central de Movimentos Populares (CMP) estão publicando com o objetivo de formar, mobilizar e fortalecer as articulações de luta por moradia e prevenção de conflitos urbanos.

A publicação está disponível na biblioteca do site do Jubileu Sul Brasil e também foi impressa para ser distribuída nas comunidades e ocupações onde as organizações realizam as atividades da Ação Mulheres.

Ação Mulheres por reparação das dívidas sociais é uma iniciativa da Rede Jubileu Sul Brasil em parceria com as Pastorais Sociais/Semana Social Brasileira e a Central de Movimentos Populares (CMP), com apoio do Ministério das Relações Exteriores Alemão, que garantiu ao Instituto de Relações Exteriores (IFA) recursos para implementação do Programa de Financiamentos Zivik (Zivik Funding Program). As ações contam ainda com apoios da Cafod, DKA, e cofinanciamento da União Europeia.

Deixe um comentário