Nono episódio abordará dívidas sociais com povos originários, no marco dos 200 anos de (In)dependência do Brasil.

Foto: Tiago Miotto/Cimi

Desde o início do governo Bolsonaro, o Brasil e o mundo testemunham o desmonte das políticas de proteção dos povos originários e das áreas de preservação ambiental, especialmente na Amazônia brasileira.

Enfraquecimento da Fundação Nacional do Índio (Funai), órgão público encarregado de proteger os direitos dos povos originários. Afastamento de servidores públicos experientes de cargos de direção, apenas 2 dos 39 coordenadores regionais — encarregados de proteger os direitos dos povos indígenas em sua região — são servidores de carreira que atuam como chefes titulares. Esses são apenas alguns exemplos que confirmam que a política adotada ameaça os direitos dos povos indígenas e da natureza.

Nos últimos anos a mesma política se repete em outros órgãos federais de proteção ambiental como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ​​(IBAMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), deixando as terras indígenas ainda mais vulneráveis ​​à invasão.

Segundo dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), “o ritmo de destruição da Floresta Amazônica segue aumentando neste ano: apenas nos cinco primeiros meses de 2022, a Amazônia perdeu mais de 2 mil campos de futebol por dia de mata nativa, a maior devastação dos últimos 15 anos para o período”.

Para aprofundar essas questões, o Economia Fora do Eixo da próxima terça-feira (16), às 11h30, vai receber a liderança indígena Marcivana Saterê Mawé. O tema em foco será “200 anos de (in)dependência: O Brasil pelos olhares dos povos originários”. Questões como a luta por justiça socioecológica e a ameaça do chamado Marco Temporal estão na pauta.

O programa

O programa quinzenal “Economia Fora do Eixo” é uma iniciativa da Rede Jubileu Sul Brasil (JSB), em parceria com a 6ª Semana Social Brasileira e o Grito dos Excluídos e Excluídas. A ideia central é a popularização das questões relacionadas à dívida pública e às dívidas sociais, compreendendo a importância deste tema para o conjunto da sociedade brasileira, especialmente no ano em que fazemos memória do segundo centenário da (in)dependência do Brasil.

Em conexão com a mobilização do 28º Grito dos Excluídos e Excluídas, a segunda temporada aborda de forma ampla e crítica os processos que nos impendem de concretizar a verdadeira independência.

Com transmissão pelo YoutubeFacebook da Rede Jubileu Sul Brasil, 6ª Semana Social Brasileira e Grito dos Excluídos,  o “Economia Fora do Eixo” é veiculado  a cada 15 dias, sempre às terças-feiras, das 11h30 às 12h. O nono episódio vai ao ar no dia 16 de agosto. O podcast também poderá ser ouvido em aplicativos de áudio como o Spotify.

Todos os episódios da primeira temporada também estão disponíveis no YouTubeSpotify e outros aplicativos de áudio.

Deixe um comentário