No marco do bicentenário da independência do Brasil, a publicação reflete sobre as dívidas sociais acumuladas e chama atenção para as reparações necessárias e urgentes.

Por Redação | Jubileu Sul Brasil

A Rede Jubileu Sul Brasil (JSB) acaba de lançar o livro “Brasil 200 anos de (in)dependência e dívida: o endividamento marca nossa história e perpetua desigualdades sociais”. No dia 14 de dezembro, às 19h, o lançamento será no Crato (CE), em evento que conta com a realização do Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA), a partir da disciplina: Fundamentos Antropológicos da Educação, ministrado pela professora Vanda Souto, do Departamento de Ciências Sociais.

O evento vai contar com a participação do Economista, doutor em Geografia Humana e professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Nilo Sérgio Aragão, autor do capítulo “Independência e escravidão”, que compõe o conjunto dos 13 artigos da publicação.

O debate na Universidade Regional do Cariri vai contar ainda com a participação de Vanda Kariri, do Movimento indígena; de Maria Raiane, jovem negra licenciada em ciências sociais, mestranda em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará, professora de sociologia e filosofia na educação básica, escritora independente/marginal, colunista do blog Negro Nicolau, pesquisadora do NEGRER, vice presidente do Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC), ativista da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas RENFA; de Fátima Pinho, presidenta do Sindicato dos Professores  (SINDIURCA); além da presença do articulador da Rede Jubileu Sul/Américas para o Cone Sul, Francisco Vladimir, que vai fazer uma apresentação geral do livro.

“O debate no ambiente acadêmico do conteúdo dos artigos do livro ‘Brasil, 200 anos de (in)dependência e dívida’ vai contribuir com o processo de fortalecimento da luta por reparações das dívidas socais acumuladas,  porque vamos reunir lideranças dos movimentos sociais, sindicatos, comunidade indígena e movimento negro. Será fundamental também enquanto contribuição na formação dos estudantes da Universidade Regional do Cariri”, destaca Vanda Souto, do Departamento de Ciências Sociais.

Crítica histórica e econômica

Marcando o bicentenário da independência do Brasil, o livro aborda as dívidas sociais acumuladas e chama atenção para as reparações necessárias e urgentes. A ideia da crítica histórica e econômica está assinalada no próprio nome do livro que coloca o prefixo “in” entre parênteses — (in)dependência — indicando um processo incompleto, cheio de debilidades e incoerências em sua gênese.

“Os 13 artigos compartilhados na publicação indicam um caminho de leitura crítica a respeito da independência ainda a se realizar, especialmente para a população brasileira empobrecida, que luta por direitos fundamentais”, destaca o texto de apresentação da obra, que tem entre seus autores nomes que se identificam e se completam no esforço de propor caminhos para a construção da verdadeira independência que a população brasileira merece e para a qual, com sensata teimosa e ativa esperança, não mede esforços em se organizar e mobilizar, a partir dos povos, dos territórios e dos espaços de resistência.

O livro é uma iniciativa da Rede Jubileu Sul Brasil em parceria com a 6ª Semana Social Brasileira e Grito dos Excluídos e Excluídas. O formato permite que os artigos possam ser usados como instrumento de formação em momentos coletivos como rodas de conversa, seminários ou encontros, além de também poderem ser lidos de forma espontânea, individualmente. Trata-se de um conteúdo valioso para movimentos populares, organizações sociais, educadores/as populares e estudantes.

Os artigos são assinados por: Alessandra Miranda, Alfredo J. Gonçalves, Aline Miglioli, André Lima Sousa, Dirlene Marques, Fabio Luis Barbosa dos Santos, Helder Gomes, José Valdeci Santos Mendes, Luis Fernando Novoa Garzon, Magnólia Said, Marcos Arruda, Nilo Sergio Aragão, Polly Policarpo, Rosa Marques, Rosilene Wansetto, Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos e Excluídas, Sandra Quintela e Virgínia Fontes.

Como contribuir para que o livro alcance mais pessoas?


O livro impresso será distribuído em diversas cidades do país. Como forma de contribuir para que este conteúdo alcance um número maior de pessoas, a Rede Jubileu Sul Brasil disponibilizou uma chave Pix e incentiva a contribuição solidária de R$ 20,00 por exemplar, além de doações a partir de R$ 50,00 ou outros valores para que as equipes possam distribuir o livro a quem não tem como fazer uma contribuição solidária. A primeira tiragem foi de 1.000 exemplares.

A publicação no formato digital também está disponível na biblioteca da Rede Jubileu e das organizações parceiras.

Chave PIX para doações solidárias
PIX: 08.623.218/0001-04 (CNPJ)
Banco do Brasil
Titular: Instituto Rede Jubileu Sul Brasil

Agenda de lançamento:

14/12 – Crato (CE)
Local: Universidade Regional do Cariri – Salão de Atos – Campus de Pimenta – Crato
Horário: 19h
Autor presente: Nilo Sérgio Aragão


Deixe um comentário