No centro, um idoso, uma mulher negra e um menino sorriem. O garoto segura uma bola azul que tem uma faixa com o seguinte dizer: "Progresso e Vida, Pátria sem Dívidas". Na parte superior de imagem, uma colagem de palavras forma a frase: "20 anos Plebiscito da Dívida Externa". Ao fundo um há um girassol

“Progresso e Vida Pátria sem Dívida$” foi o tema do Grito dos/as Excluídos/as do dia 7 de setembro de 2000. Em sintonia com a realização do Plebiscito Popular da Dívida Externa que estava em curso naquele ano, o movimento problematizou o sistema de dependência financeira que subjugava o Brasil e demais nações empobrecidas. Realizado desde 1995, naquele ano o Grito dos/as Excluídos/as destacou a luta ✊ do povo brasileiro na construção de uma Pátria livre e de um Brasil com igualdade e justiça social.

🤓 Saiba mais sobre o Grito dos/as Excluídos/as: O nome do movimento é uma contraposição ao histórico grito “Independência ou morte!” que Dom Pedro I emanou em 7 de setembro de 1822, em meio ao processo que pôs fim à relação colonial entre Brasil 🇧🇷 e Portugal 🇵🇹. No feriado que marca esse momento histórico, movimentos populares, pastorais sociais, denominações religiosas, coletivos de direitos humanos, entidades sindicais, grupos de juventudes, dentre outros segmentos realizam atos por todo país para afirmar que há ainda um longo caminho para a verdadeira independência do Brasil.

📃 Este texto conta como foi a edição 2020 do Grito.

👉 Sobre a série informativa Comemoração e Memória: é uma das iniciativas de celebração dos 20 anos do Plebiscito Popular da Dívida Externa, realizado no Brasil entre os dias 2 a 7 de setembro do ano 2000. O objetivo dessa ação é falar sobre os momentos históricos que ajudaram a construir o Plebiscito e sobre as ações que surgiram depois dele. Comente e compartilhe esta postagem, para que a história das mobilizações populares reverbere e inspire ações em defesa da vida, que sempre deve estar acima de qualquer dívida.

Deixe um comentário