Ilustração de pessoas se manifestando, elas seguram uma bandeira que diz "Vida sim! ALCA não". Na parte de cima da imagem, uma colagem de palavras forma a frase: "20 anos Plebiscito Popular da Dívida Externa"

Após dois anos da realização do Plebiscito Popular sobre a Dívida Externa 💰, no ano 2000, a população brasileiras participou de um novo Plebiscito, que tratava sobre a adesão do país à Área de Livre-Comércio das Américas (ALCA), bloco econômico defendido pelos Estados Unidos 🇺🇸.

Além dessa questão, outras duas perguntas foram feitas na ocasião: 1️⃣ o Brasil deve permanecer nas negociações para formar o bloco econômico das Américas? 2️⃣ O governo brasileiro deve permitir que a base de Alcântara (centro de lançamento de foguetes da Força Aérea Brasileira), localizada no Maranhão, seja usada pelos Estados Unidos?

👉 O Plebiscito foi realizado entre os dias 1º e 7 de setembro de 2002, em 3.894 municípios, contou com a participação de mais de 10 milhões de votantes e teve os seguintes resultados:

✅ Pergunta 1: 98%, ou 9.979.964 pessoas, disseram não à assinatura do acordo com a ALCA. Um por cento, ou 113.643, manifestaram-se a favor da adesão do Brasil ao bloco econômico;

✅ Pergunta 2: 96%, ou 9.737.190 pessoas, defenderam que o governo brasileiro suspendesse as negociações para a formação do bloco econômico das Américas;

✅ Pergunte 3: Mais de 99%, ou 10.006.740 eleitores, manifestaram-se contrários à cessão da base de Alcântara. Os restantes 0,65%, ou 66.219, afirmaram ser favoráveis.

✊ O plebiscito foi organizado por mais de 60 entidades como pastorais sociais, movimentos populares e partidos políticos.

🤓 Continue acompanhando essa série informativa. Na próxima postagem vamos falar sobre outro movimento popular marcante ocorrido em 2002: a 8ª do Grito Dos Excluídos!

👉 Sobre a série informativa Comemoração e Memória: É uma das iniciativas de celebração dos 20 anos do Plebiscito Popular da Dívida Externa, realizado no Brasil entre os dias 2 a 7 de setembro do ano 2000. O objetivo dessa ação é falar sobre os momentos históricos que ajudaram a construir o Plebiscito e sobre as ações que surgiram depois dele. Comente e compartilhe esta postagem, para que a história das mobilizações populares reverbere e inspire ações em defesa da vida, que sempre deve estar acima de qualquer dívida.

Este post tem um comentário

Deixe um comentário