A partir de hoje, dia 27 de agosto de 2014, o reajuste nas contas de luz afetará 2,4 milhões de unidades consumidoras da Elektro, entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Na terça-feira (19), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou um reajuste de 37,78% nas tarifas de energia elétrica de 2,4 milhões de consumidores da Elektro.
O aumento, que entra em vigor no dia 27 de agosto, afetará as contas de luz de aproximadamente 10 milhões de pessoas, em 223 cidades no estado de São Paulo e 5 do Mato Grosso do Sul.
De acordo com o balanço da própria empresa, a receita líquida da Elektro neste último ano foi de R$ 3 bilhões e 550 milhões de reais, representando um lucro de R$ 323 milhões aos acionistas privados. Este lucro será aumentado enormemente com o reajuste.
A empresa, anteriormente controlada pela Companhia Energética de São Paulo (Cesp), foi privatizada em julho de 1998, passando às mãos da ENRON, uma empresa norte americana.
Posteriormente, em 2001, a ENRON entrou em processo de falência nos EUA e, a partir disso, a Elektro passou por uma série de mudanças de acionistas, até que em abril de 2011 foi adquirida pela Iberdrola, empresa espanhola que atua em 40 países.

Fonte: http://www.mabnacional.org.br/

 

Deixe um comentário