O objetivo da visita foi conhecer mais de perto a iniciativa e organizar um relatório para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico municipal. A ideia é que o projeto se torne uma política pública, com incentivos fiscais por parte da prefeitura de Fortaleza.

Fotos: Equipe de Comunicação da Mandata Nossa Cara

Por Comunicação da Mandata Coletiva Nossa Cara

No dia 20 de janeiro a co-vereadora Adriana Gerônimo, a equipe da Mandata Nossa Cara e do vereador Gabriel Aguiar circularam Fortaleza de um lado a outro para conhecer os Sisteminhas. O projeto de produção integrada de alimentos saudáveis e economia criativa está sendo desenvolvido no Conjunto Palmeiras, no Planalto Pici e na comunidade Raízes da Praia

Visando garantir segurança e soberania alimentar em meio à crise socioeconômica, agravada pela pandemia de Covid-19, os Sisteminhas também são uma forma de incentivar uma vivência coletiva, uma vez que as produções são compartilhadas entre a comunidade. Os participantes ressaltam ainda o caráter de encontro e empoderamento do projeto, já que o espaço torna-se um ponto de convivência e troca de saberes entre os que ali colaboram. 

Tanque para criação de peixes que integra o Sisteminha

Os encontros acontecem também em função das formações dos membros dos Sisteminhas. Além de treinamentos para a manutenção da iniciativa, outros assuntos são abordados nos encontros, como a conscientização sobre a violência contra a mulher e o empoderamento feminino.

Os Sisteminhas possuem formato flexível, podendo ser adaptado de acordo com o espaço e a disponibilidade das pessoas envolvidas, mas geralmente envolvem galinheiros, aquários, tanques de criação de peixes e hortas. Mesmo sendo adaptáveis, possuem uma técnica orquestrada, na qual toda a produção funciona de forma integrada e sustentável. 

A iniciativa é liderada pelo Movimento dos Conselhos Populares (MCP), membro da Rede Jubileu Sul Brasil. O projeto prevê o fornecimento de insumos necessários para o funcionamento de cada sistema. Rações para os animais, adubo para a terra e materiais de construção para as estruturas são alguns dos itens básicos. 

A equipe de assessoria da Mandata Coletiva Nossa Cara acompanhou a visita, tomou notas de todos os detalhes e tirou medidas dos espaços. A ideia é apresentar a iniciativa para a prefeitura, fornecendo um relatório da visita para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para que eles conheçam os Sisteminhas e dialoguem com as comunidades. A luta é para que o projeto se torne uma política pública, com incentivos fiscais por parte da prefeitura de Fortaleza. Acabar com a fome e promover a autonomia do povo deve ser prioridade!

Deixe um comentário