Por Flaviana Serafim – Jubileu Sul Brasil

Neste domingo (29), a partir das 9h, a comunidade Raízes da Praia inaugura o segundo tanque de criação de peixes do projeto “Sisteminha”, que visa à segurança alimentar das famílias afetadas pela crise sociossanitária de Covid-19, promovendo a construção de alternativas ao atual modelo de desenvolvimento. 

A vivência de inauguração tem atividade presencial às 9h, adotando os protocolos de segurança e distanciamento, na Av. Clóvis Arrais Maia nº 2048, na Praia do Futuro, em frente à Areninha, em Fortaleza (CE), e partir das 10h com transmissão ao vivo no Facebook e no YouTube do Jubileu Sul Brasil, que apoia o projeto.

O Sisteminha é uma iniciativa liderada pelas comunidades organizadas pelo Movimento dos Conselhos Populares (MCP) e pelo Instituto Negra do Ceará (Inegra), e resulta do diálogo e construção coletiva a partir da preocupação das famílias que, junto com o emprego, perderam renda e estão sofrendo os impactos na alimentação, além das contas de serviços como água, luz e o aluguel. 

O primeiro tanque de criação de peixes foi inaugurado no último dia 22 de agosto, na comunidade do Conjunto Palmeiras e nos dois casos a construção foi por mutirão com a participação de voluntários. A opção pela criação de peixes é um dos elementos principais do projeto, com tanques que filtram e recirculam a água e podem ser instalados em pequenos espaços, a partir de 100 m² e baixo investimento inicial. A construção de galinheiros e espaços de cultivos de hortas, sempre de forma comunitária, também fazem parte do projeto. 

O “Sisteminha” conta com apoio do Jubileu Sul Brasil por meio da ajuda a terceiros do projeto Protagonismo da Sociedade Civil na Políticas Macroeconômicas, cofinanciado pela União Europeia, além do apoio da Cafod, da DKA e da Bé Ruys Fonds. 

SERVIÇO
Vivência de inauguração do Sisteminha na Comunidade Raízes da Praia
29 de agosto de 2021 (domingo)
9h – Vivência no Sisteminha Raízes da Praia 
Av. Clóvis Arrais Maia nº 2048 – Praia do Futuro (frente à Areninha) – Fortaleza (CE)
10h – Transmissão ao vivo nas redes do Jubileu Sul Brasil
Facebook: https://www.facebook.com/redejubileusul
YouTube: https://www.youtube.com/user/jubileusulbrasil 

Deixe um comentário