Indígenas do lado paraguaio reivindicaram a criação de um grupo técnico para que os Avá-guarani de seu país também sejam contemplados nas ações de reparação às violações sofridas há quatro décadas com a construção da hidrelétrica de Itaipu

Reunião contou com representantes do Jubileu Sul Brasil e Jubileu Sul/Américas. Foto: Francisco Vladimir

Por Redação – Jubileu Sul Brasil

A reparação devida ao povo Avá-guarani pelas violações sofridas com a construção da hidrelétrica de Itaipu pautou reunião realizada na manhã desta quinta-feira (22), em Foz do Iguaçu (PR), entre lideranças dos indígenas, o secretário nacional de Participação Social, Renato Simões, e o secretário nacional substituto de Diálogos Sociais da Presidência da República, Marcelo Fragozo.

A reunião contou com a presença de representantes do Jubileu Sul Brasil (JSB) e do Jubileu Sul/Américas que, junto com organizações membro, como o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), parceiras e com uma delegação do povo Avá-guarani, participam da Jornada Latino-americana e Caribenha de Integração dos Povos, iniciada neste 22 de fevereiro.

No diálogo, os Avá-guarani do Paraguai reivindicaram a criação de um grupo técnico para que os indígenas de seu país também sejam contemplados nas ações de reparação. No lado brasileiro, o povo Avá-guarani tem conseguido avanços na luta por suas terras originárias e toda a reparação histórica devida há quatro décadas, mas o mesmo não tem ocorrido no lado paraguaio.

Também foi solicitada a criação de uma mesa de trabalho binacional para tratar das reparações aos indígenas dos dois países, em documento entregue pelas lideranças aos secretários de Estado, com cópia para Paulo Porto, gestor dos Programas de Sustentabilidade Indígena de Itaipu.

“Como o povo Avá-guarani é binacional e a hidrelétrica também, estamos pressionando para que as reparações também sejam binacionais”, explica a economista e educadora popular Sandra Quintela, da coordenação do Jubileu Sul Brasil.

Entre outras lideranças, integram a deleção Avá-guarani Cristóbal Martínez, Lino Pereira, Onofre Pereira e Oscar Benítez. A participação do povo Avá-guarani na jornada contou com apoio do Instituto Pacs.

Neste vídeo, o cacique Lino César Cunimi Pereira, da comunidade Tape Jere Guarani, fala da expectativa dos Avá-guarani do Oeste do Paraná em sua luta por reparações.

Clique aqui e saiba mais sobre a luta dos indígenas Avá-guarani por reparação às violações sofridas há quatro décadas devido à construção da hidrelétrica.

Deixe um comentário