A publicação aborda questões fundamentais para romper o ciclo de dívidas sociais com as mulheres que lutam por moradia e por outros direitos fundamentais, como educação, saúde e acesso à participação nos espaços de poder e tomada de decisão.

Detalhe da ilustração da capa: Rachel Geep

Por redação | Jubileu Sul Brasil

“Quantas são, quem são e como estão as mulheres brasileiras?”. Essa é uma das questões abordadas na cartilha. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua mostra que a população feminina representava 51,1% da população brasileira, o dado indica que o país possui 4,8 milhões de mulheres a mais do que homens.

 “As mulheres negras são mais de 41 milhões, o que representa 23,4% do total da população brasileira. São elas que estão sujeitas a múltiplas formas de discriminação social em consequência da conjugação perversa do racismo e do sexismo, que resulta em condições negativas sobre todas as dimensões das suas vidas”, afirma um trecho da cartilha.

A Cartilha 4 “O contexto socioeconômico da vida das mulheres no Brasil” integra a coleção Mulheres por reparação das dívidas sociais e chega como instrumento de mobilização e estudo nos territórios e grupos organizados na Rede Jubileu Sul Brasil e seus parceiros nesta iniciativa: 6ª Semana Social Brasileira (SSB) e Central dos Movimentos Populares (CMP).

Outras três cartilhas da mesma coleção também já estão disponíveis na biblioteca do site da Rede Jubileu Sul Brasil. Cartilha 1: Direito à Moradia e à Cidade; Cartilha 2: Resistir na crise: Moradia, Renda e Comida no Prato e Cartilha 3: Conflitos e Regularização Fundiária, vamos fazer a resistência popular? Todas compartilham o objetivo de formar, mobilizar e fortalecer as articulações de luta por moradia e prevenção de conflitos urbanos.

Posteriormente, a coleção será complementada pela Cartilha 5: Mulheres e espaços de participação popular e pela Cartilha 6: Como o orçamento e a dívida pública afetam a vida das mulheres.

As iniciativas da Ação Mulheres por reparação das dívidas sociais contam com apoio do Ministério das Relações Exteriores Alemão, que garantiu ao Instituto de Relações Exteriores (IFA) recursos para implementação do Programa de Financiamentos Zivik (Zivik Funding Program).

As ações também integram o processo de fortalecimento da Rede Jubileu Sul Brasil e das suas organizações membro, contando ainda com apoios da Cafod, DKA, e cofinanciamento da União Europeia.

O conteúdo desta publicação é de responsabilidade exclusiva da Rede Jubileu Sul Brasil. Não necessariamente representa o ponto de vista dos apoiadores, financiadores e co-financiadores.

Deixe um comentário