A Rede Jubileu Sul Brasil (JSB), a 6ª Semana Social Brasileira (SSB) e a Central de Movimentos Populares (CMP) estão solidárias com a comunidade Raízes da Praia, em Fortaleza (CE).

No último sábado (10), a comunidade foi atingida por um incêndio, fruto do descaso e omissão deliberada do poder público com a questão do direito à moradia na cidade de Fortaleza e no estado do Ceará.

O incêndio atingiu totalmente três moradias da comunidade e gerou danos também numa área de pousadas onde algumas famílias eram acolhidas por causa do agravamento da vulnerabilidade, diante da pandemia de Covid-19. Neste momento essas pessoas estão sem teto, precisando de alimentos, roupas e outros itens básicos, inclusive este é o caso de um idoso que já viva sozinho e agora encontra-se ainda mais vulnerável pela perda da moradia. Outro agravante é que com a pandemia, muitas famílias passaram a compartilhar espaços numa mesma moradia pela dificuldade de pagar o aluguel. O incêndio afetou parte importante da rede de água e energia do território, que agora precisam de reparação urgente.

Imagens feitas pela comunidade no momento do incêndio.

 “A comunidade está passando por um momento bem difícil. Nós não tivemos nenhum apoio do poder público. A Defesa Civil não veio ainda dar apoio e a prefeitura também não”, relata Marlita, moradora da comunidade que no momento do incêndio estava reunida com outras mulheres numa atividade produtiva, fazendo bonecas artesanais.

Segundo Marlita a mídia local também não deu voz para os pedidos feitos pela comunidade. “Nós pedimos uma resposta para o poder público, pedimos uma resposta para a prefeitura, para que eles chegassem até aqui, porque temos um direito já ganho e eles ignoram”, afirma. A moradora também destaca que a comunidade está organizada para dar suporte para as famílias afetadas, entretanto, conta apenas com o apoio de instituições como a Rede Jubileu Sul Brasil, Movimento dos Conselhos Populares, Pequeno Nazareno, Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social – IJCPM e a solidariedade das pessoas sensibilizadas.

A comunidade

Com toda assistência do Movimento dos Conselhos Populares (MCP), e organizações sociais, a comunidade Raízes da Praia segue organizada pelo direito à moradia. Atualmente mais de 80 famílias vivem no território, que fica em uma região de disputa territorial por causa da especulação imobiliária, uma vez que a comunidade está próxima à turística Praia do Futuro.

Há 13 anos as famílias da comunidade lutam e resistem pelo direito à moradia e à cidade, entretanto, as condições de moradia no local seguem ainda muito precárias. A Rede Jubileu Sul Brasil (JSB), a 6ª Semana Social Brasileira (SSB) e a Central de Movimentos Populares (CMP) manifestam solidariedade pelas perdas materiais e reafirma a proximidade na continuidade da luta pela regularização fundiária da comunidade Raízes da Praia.

Para somar esforços na reconstrução e na mitigação dos muitos sofrimentos vividos, queremos fortalecer as ações de solidariedade com doações financeiras ou itens de primeira necessidade.

Para doar roupas, alimentos ou dinheiro

Ponto de entrega: Avenida Clovis Arrais Maia, 2048 – Fortaleza (CE)

Pix: 85 997036769 (Identificar o Pix como: doação para Raízes da Praia)

Conta Bradesco – Em nome Francisco Vladimir Lima da Silva

Nas fotos, a comunidade recebendo as primeiras doações após o incêndio.

Deixe um comentário