A visita faz parte da agenda de compromissos de integrantes da Subcomissão de Saúde do Parlamento da Alemanha.

Nesta quinta-feira, 11 de abril, os moradores de Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro terão um importante passo a dar na luta contra a TKCSA. Cinco deputados do Parlamento Alemão, integrantes da Subcomissão de Saúde da Comissão Parlamentar de Cooperação Econômica e Desenvolvimento irão até bairro para ouvir dos próprios moradores e de outras instituições as denúncias e evidências de impactos negativos e violações de direitos cometidas pelo empreendimento. O Pacs está entre as organizações que serão ouvidas como parte do programa oficial.

A visita à Santa Cruz pela comitiva terá também a presença de representantes da Embaixada da Alemanha em Brasília e do Consulado do Rio de Janeiro, e que além de ouvir os moradores, irão conhecer a transnacional alemã por dentro. A TKCSA que desde o início de sua construção em 2005, coleciona inúmeras ações civis e no Ministério Público Estadual por violações de direitos, já recebeu mais de R$ 5 bilhões de recursos públicos e é a responsável direta por emissões de “chuvas de prata”, que elevaram os níveis de poluição do ar da cidade do Rio de Janeiro.

As denúncias contra a empresa já tomaram proporções internacionais, tendo chegado também na Alemanha, país sede da Thyssen Krupp. Em março deste ano, o PACS apresentou em um evento em Berlin o vídeo “TKCSA – sem licença para operar, com permissão para poluir”, produzido pelo Instituto e que denuncia as diversas violações cometidas pela empresa ao longo desses nove anos e a tentativa da Thyssen Krupp em vendê-la.

Marcado para acontecer no salão de festas 4 Ms, que fica na Avenida João XXIII, 219 A, em Santa Cruz, às 16h, o encontro será peça chave para que a população e as diversas organizações que querem um basta à TKCSA expliquem aos parlamentares que a chegada da empresa só trouxe impactos negativos para a região e que não contribui verdadeiramente para o desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro.

Para assistir o vídeo, acesse: http://www.pacs.org.br/2013/04/04/tkcsa-sem-licenca-para-operar-com-permissao-para-poluir/

Serviço:
Reunião de moradores e pescadores de Santa Cruz com Subcomissão de Saúde da Alemanha
Local: Salão de festas 4 Ms, Avenida João XXIII, 219 A, bairro Santa Cruz.
Hora: 16h
Informações:
PACS 21 2210-2124
Karina Kato 21 8529-2802
Sandra Quintela 21 8842-6472

Deixe um comentário