Cerca de cem mulheres participaram neste sábado (9), do 1º Seminário Nacional Saberes Partilhados, da Ação Mulheres por reparação das dívidas sociais. A iniciativa teve formato híbrido.

Mulheres de Fortaleza (CE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG) participaram da atividade de formação e partilha de experiência

Por Natasha Cruz | Jubileu Sul Brasil

O Seminário Nacional Saberes Partilhados, da Ação Mulheres por reparação das dívidas sociais reuniu neste sábado (9), mulheres de diversas ocupações e comunidades das cidades de Fortaleza (CE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG). Algumas individualmente, outras em coletivo, reunidas em associações ou sedes de organizações parceiras para participar do momento, realizado de forma híbrida.

Com o objetivo de proporcionar unidade política e compartilhar aprendizados, a atividade contou com a partilha de saberes, a partir das experiências adquiridas nas comunidades participantes do primeiro ano desta iniciativa, em 2021, nas cidades de Fortaleza, Manaus e Rio de Janeiro, destacando suas experiências exitosas, bem como a partilha dos saberes que chegam, com os novos territórios em Porto Alegre, Salvador e Belo Horizonte.

No momento de acolhida da atividade, foi exibido um vídeo sobre a história de Dandara de Palmares e as mulheres foram convidadas a citar nomes de outras mulheres de referência das lutas sociais. Na sequência, Sandra Quintela, articuladora da Rede Jubileu Sul Brasil apresentou os objetivos da Ação Mulheres e as demais ações da Rede Jubileu Sul Brasil. Sandra destacou a importância do trabalho de formação realizado, a partir da educação popular, para o fortalecimento mútuo das mulheres e comunidades, fortalecendo-se em rede. “Sabemos que a construção da mudança se faz de baixo para cima, na articulação popular para transformação”, destacou.

Protagonismo das mulheres

Na perspectiva de fortalecimento de laços, Manaus, Fortaleza e Rio de Janeiro compartilharam seus processos a partir dos eixos Direito à cidade, Segurança alimentar e sobrevivência, e Regularização fundiária, respectivamente. Em comum nos relatos das três cidades, destacou-se a importância do protagonismo das mulheres no processo de fortalecimento dos movimentos que lutam pelo direito à moradia adequada e à cidade.

Nos relatos das mulheres de Porto Alegre, Salvador e Belo Horizonte, a alegria e expectativa da ação coletiva e os desafios para formação de novas lideranças e da lida com os conflitos territoriais locais.

Após o momento de partilha, a assessora pedagógica da Ação Mulheres, Solange Dacach, deixou a provocação para que as mulheres reflitam sobre os desafios enfrentados, as estratégias utilizadas e as experiências adquiridas no trabalho nos territórios que seguem e que chegam.

Nas rodas de diálogo, nas redes, nas ruas e nas cirandas, as mulheres seguem resistindo em mutirão, fortalecendo laços e costurando sonhos.

As iniciativas da Ação Mulheres por reparação das dívidas sociais  ocorrem numa parceria entre o Jubileu Sul Brasil, 6ª Semana Social Brasileira (SSB) e Central de Movimentos Populares (CMP), com apoio do Ministério das Relações Exteriores Alemão, que garantiu ao Instituto de Relações Exteriores (IFA) recursos para implementação do Programa de Financiamentos Zivik (Zivik Funding Program).

As ações também integram o processo de fortalecimento da Rede Jubileu Sul Brasil e das suas organizações membro e contam ainda com apoios da Cafod, DKA, e cofinanciamento da União Europeia.

Este post tem um comentário

Deixe um comentário