Ofício denunciando múltiplas crises enfrentadas pelo povo haitiano foi entregue aos ministérios da Justiça, dos Direitos Humanos e Cidadania e das Relações Exteriores. Entre outros, a Rede JSB reivindicou o “estabelecimento de um intercâmbio solidário entre organizações brasileiras e haitianas”.

Haiti durante a ocupação da ONU em 2019. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por Redação – Jubileu Sul Brasil

Representantes da Rede Jubileu Sul Brasil (JSB) protocolaram ofício, no último 21 de março, junto aos ministérios da Justiça, dos Direitos Humanos e Cidadania e das Relações Exteriores, no qual denuncia a situação de violência, insegurança alimentar, crise humanitária, intervenção militar, instabilidade político-econômica e institucional que há anos vêm afetando o Haiti. O país sedia a Plataforma Haitiana de Ação por um Desenvolvimento Alternativo (PAPDA), organização membro da Rede Jubileu Sul/Américas (JS/A)

O documento aponta a “situação de crise generalizada com depressão econômica, processos inflacionários gravíssimos, com severa crise cambial, aumento do desemprego. Calcula-se 4,9 milhões de habitantes em insegurança alimentar, considerando a população de 11 milhões”. 

Também denuncia a imposição, por parte dos Estados Unidos, “de uma extrema direita que tem como objetivo enfraquecer o movimento popular e tirar dos setores populares o espaço político”, e que vem promovendo uma “ganguesterização” do sistema político por narcotraficantes. Na visão do JSB, “a melhor solução deverá contemplar uma ruptura com as alianças entre o sistema internacional e o apoio dado à extrema direita no país”. 

Por isso, a Rede cobrou dos ministérios que o Brasil se comprometa em apoiar a autodeterminação do povo haitiano, rechaçando uma nova ocupação militar, além do estabelecimento de um intercâmbio solidário entre organizações brasileiras e haitianas e “a identificação de uma nova cooperação entre Brasil e Haiti em áreas como a economia campesina, medicina popular e de reflorestamento é um caminho de reparação”. 

No ofício, o Jubileu Sul Brasil exigiu ainda que seja realizada uma avaliação independente das 10 missões promovidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1993, “que só pioraram as condições e aprofundaram as crises”. 

As ações das Redes JS/A e JSB em apoio ao Haiti prosseguem, e no próximo 31 de março, será realizado um fórum internacional por solidariedade e justiça. Saiba mais e acompanhe na página do Jubileu Sul/Américas.

Confira a íntegra do ofício: 

Deixe um comentário