Por Jubileu Sul/Américas, com tradução e edição do Jubileu Sul Brasil

Organizações haitianas enviaram carta aberta ao presidente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para manifestar seu repúdio à decisão imperialista, por parte dos Estados Unidos, que pretende formalizar o processo de invasão do Haiti, por meio de um plano que, segundo o próprio EUA afirma, teria duração de 10 anos, que se chama “Marco Estratégico para prevenir conflitos e promover a estabilidade em colaboração com o Haiti”, que nada mais é do que uma nova forma de assegurar o controle sobre o território haitiano, a subjugação do povo e a exploração dos bens comuns.

As organizações do Haiti, entre as quais a Plataforma Haitiana de Ação por um Desenvolvimento Alternativo (PAPDA), membro da Rede Jubileu Sul/Américas, também solicitaram ao Conselho de Segurança o envio de uma missão de avaliação independente das várias missões da ONU implantadas por cerca de 30 anos no território haitiano, de 1993 até hoje.

É importante destacar que o país está atualmente ameaçado por uma grande crise humanitária. Estima-se que haja 4,9 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar, em uma população de pouco mais de 11 milhões.

O atual governo liderado por Ariel Henry carece de total legalidade e legitimidade, que tem seguido à risca os mandatos do Fundo Monetário Internacional (FMI), o que se traduz em impactos catastróficos na vida da grande maioria da população: um aumento de 260% nas preços dos combustíveis, crescimento negativo do PIB, crise cambial com desvalorização da moeda nacional (gourde) de 50% em relação ao dólar e inflação de 48% ao ano.

É importante destacar ainda a existência de uma profunda crise política e institucional com a destruição programada de quase todas as instituições republicanas. Por exemplo, desde 2016 não foram organizadas eleições, não há Parlamento.

O que precede resulta em grande parte dos contínuos processos de invasão, imposição de tropas militares, avalizadas pela comunidade internacional, em nome de salvaguardar e contribuir para a estabilização do país, e que têm continuado a desempenhar o seu papel na exploração, dominação e destruição do Haiti. 

Confira a íntegra:

Carta aberta ao Presidente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU)

ASSUNTO: Pedido de revisão de decisão imperialista de um Estado membro permanente do Conselho de Segurança, os Estados Unidos da América, de uma avaliação do nível de aplicação da Resolução 2653 (2022)  e o estabelecimento da comissão independente para avaliar as várias missões da ONU no Haiti, de 1993 a 2023.           

Excelência
Sr. Vassily A. Nebenzia
Presidente do Conselho de Segurança
Nações Unidas
405 East 42nd Street, Nova York, EUA

Senhor Presidente do Conselho de Segurança,

As organizações signatárias saúdam sua presença, neste mês de abril de 2023, na presidência rotativa do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), e queremos expressar nossa preocupação, após a decisão imperialista de um Estado membro permanente da Conselho de Segurança, Estados Unidos da América, de querer impor um plano de dez (10) anos concebido para um Estado membro fundador da ONU, o Haiti, enquanto confisca parte do território haitiano. Também gostaríamos de solicitar ao Conselho que examine o nível de aplicação da Resolução 2653 (2022), e colocamos em pauta nosso pedido de envio de uma missão de avaliação independente das diversas missões da ONU implantadas há cerca de 30 anos no Haiti, de 1993 até hoje.  

Registramos com interesse o anúncio, em sua agenda de trabalho, de um debate público de alto nível do Conselho de Segurança, em 24 de abril de 2023, sob o tema: “Multilateralismo efetivo por meio da defesa dos princípios da Carta das Nações Unidas”. Portanto, você pretende “ter uma discussão global e estratégica voltada para o futuro na formação de uma nova ordem mundial multipolar baseada na igualdade soberana, igualdade de direitos e autodeterminação, justiça e segurança, relações amistosas e cooperação entre as nações no pleno respeito, propostas e princípios da Carta das Nações Unidas, onde a ONU pode atuar como um mecanismo central para coordenar os interesses de dois Estados Membros em suas ações destinadas a alcançar os propósitos da Carta das Nações Unidas”. 

Senhor Presidente do Conselho de Segurança,

Diante desse debate aberto marcado para o próximo 24 de abril sobre os princípios da Carta da ONU, não há razão para apontar a violação do direito à autodeterminação do povo haitiano por essa forma suspeita de proceder do governo dos Estados Unidos, de querer impor um plano de dez (10) anos para o Haiti pelo processo denominado: “Marco Estratégico”/Planos de 10 anos para implementar a Estratégia dos EUA para prevenir conflitos e promover a estabilidade em colaboração com o Haiti…(Departamento de Estado dos EUA, 27 de março de 2023)? É uma resolução do Conselho de Segurança que o autoriza a ousar pensar e planejar o futuro do Haiti através do seu Ministério das Relações Exteriores? Esse procedimento, ao menos problemático, é baseado no princípio da igualdade ou nos outros grandes princípios da Carta das Nações Unidas? Isso não é um ataque sério à soberania, independência, integridade territorial e unidade do Haiti?

Com que intenções amigáveis ​​e generosas o governo dos Estados Unidos pode contar para decidir um plano de dez (10) anos para o Haiti? Nesse sentido, pode ser útil um breve olhar sobre a história das relações entre os dois países, desde o século XIX até o início deste século XXI.

1- No século XIX

Em 1862, o governo dos Estados Unidos finalmente concordou em reconhecer a independência do Haiti, ou seja, 58 anos após a excepcional revolução antiescravagista haitiana de 1804. Essa independência foi fortemente minimizada por mais de meio século por políticos norte-americanos fortemente ligados a escravidão, que não foi abolida no território estadunidense até 1865.

Em 1858, os Estados Unidos, ainda favoráveis ​​à escravatura, apoderaram-se de uma parte do território haitiano, a ilha de Navassa, que no entanto foi incluída na constituição do país, independente desde 1804.

O ato jurídico evocado pelo governo dos Estados Unidos para a invasão da ilha haitiana de Navassa é o GUANO ISLANDS ACT. Essa lei arbitrária, adotada em 18 de agosto de 1856, permite declarar “qualquer ilha desabitada rica em guano descoberta por um cidadão americano em qualquer parte do mundo como propriedade dos Estados Unidos”.  Os sucessivos governos dos Estados Unidos exploram para seu benefício exclusivo o guano e outros recursos da ilha de Navassa, que continua sendo seu território colonial até hoje, em 2023, ou seja, por aproximadamente 165 anos.

Cabe destacar que a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, que entrou em vigor em novembro de 1994 e foi ratificada pelo Estado haitiano em 31 de julho de 1996, define os direitos soberanos de Estados costeiros como o Haiti. O Artigo 56 -1ª estipula: “o Estado costeiro tem direitos soberanos para fins de prospecção e aproveitamento, conservação e gestão dos recursos naturais, do fundo do mar e do seu subsolo”.  Os direitos previstos para o Haiti por esta Convenção da ONU são, no entanto, confiscados por este referido Estado membro permanente do Conselho de Segurança.

2- No século XX

Em dezembro de 1914, o governo dos Estados Unidos introduziu em solo nacional soldados da Marinha que invadiram as instalações do Banco da República, levaram as reservas de ouro armazenadas no Haiti e partiram com o saque para os Estados Unidos. Menos de um ano depois, seu exército desembarcou e ocupou nosso país por 19 anos, de 1915 a 1934 . 

Em 1920, em meio a uma campanha eleitoral, o presidente Franklin Delano Roosevelt declarou: “Eu mesmo escrevi a Constituição do Haiti em 1917 e acho que está muito bem escrita“. Tal afirmação não denota suficiência, arrogância, um desejo extremo de dominação, um grave atentado ao direito à autodeterminação do povo haitiano?

Em 1981, o governo dos Estados Unidos decidiu rotular o povo haitiano como transmissor de um vírus, a AIDS, que mais tarde chamou de 4H, um dos H referindo-se ao haitiano. Foi necessária uma demonstração monstruosa da diáspora haitiana para remover esse rótulo negativo cinicamente associado.

Em 1994, o atual presidente Joseph Robinette Biden, então senador pelo estado de Delaware, disse em entrevista a um canal de televisão: “Se o Haiti afundasse silenciosamente no Caribe…. Não importaria muito em termos de interesse para nós.”

3- No século 21

Em 2003, a comunidade haitiana ficou chocada com o lançamento nos Estados Unidos de um videogame pedindo a morte de haitianos: “KILL THE HAITIANS” .  Registramos uma reação imediata do governo dos Estados Unidos?

Em janeiro de 2010, após o terrível terremoto que devastou o Haiti, os militares dos Estados Unidos tomaram ilegalmente o Aeroporto Internacional Toussaint Louverture, impediram a chegada de ajuda de vários países e mobilizaram navios de guerra em todo o país sem priorizar a ajuda às muitas vítimas afetadas por esse devastador terremoto.

Em março de 2010, durante uma audiência no Senado, o ex-presidente Bill Clinton se declarou culpado pelo colapso da produção haitiana de arroz em benefício dos produtores e exportadores de arroz dos EUA. A política de livre comércio imposta ao Haiti foi “um erro”, reconheceu.

Durante as eleições gerais de 2010, os Estados Unidos operaram uma grosseira interferência nos assuntos internos do Haiti para finalmente impor a vitória de Michel Joseph Martelly à Presidência, apesar de os resultados do primeiro turno não permitirem que ele aparecesse no segundo turno da eleição. Essa nova situação teve um papel determinante no processo de gangsterzação do sistema político haitiano.

Os políticos estadunidenses no poder persistem, no século 21, em seu desprezo pelo Haiti e pelo povo haitiano. Assim, em janeiro de 2018, um ex-presidente, Donald Trump, descreveu o Haiti, estado membro fundador da ONU e co-autor da Declaração Universal dos Direitos Humanos, como “Shithole” ( “latrina”).

Em março de 2023, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) publica um relatório afirmando que a maioria das armas e munições que acabam nas mãos de gangues terroristas que massacram, saqueiam e sequestram no Haiti vêm dos Estados Unidos. Portanto, as disposições do parágrafo 11 da Resolução 2653 adotada pelo Conselho de Segurança em 21 de outubro de 2022 são violadas por um Estado Membro (… todos os Estados Membros devem tomar imediatamente as medidas necessárias para impedir o fornecimento, venda ou transferência direta ou indireta para pessoas ou entidades designadas pelo Comitê, ou em seu benefício, de ou através de seu território ou por seus nacionais, ou por meio de navios ou aeronaves arvorando sua bandeira, de armas e materiais correlatos de todos os tipos, inclusive armas e munições, etc..).

Depois de todos esses crimes, que estão longe de ser exaustivos, perpetrados contra o Haiti fora dos princípios fundamentais da Carta das Nações Unidas, não há razão para se perguntar se o governo dos EUA ainda pode convencer que tem boas intenções ou uma generosidade louca para trabalhar pelo progresso do Haiti por meio do chamado plano de desenvolvimento de 10 anos? O que poderia ter mudado repentinamente sua abordagem desdenhosa, odiosa, cínica e permanentemente desestabilizadora do Haiti? A restituição da reserva de ouro do Haiti roubada em 17 de dezembro de 1914 está prevista neste famoso plano decenal? Ou a restituição com reparação da ilha de Navassa, após 165 anos de ocupação colonial, pilhagem deste território e dos fundos marinhos circundantes?

Senhor Presidente do Conselho de Segurança da ONU,

Nós, signatários, persistimos em acreditar que atenção especial será dada ao caso do Haiti durante o próximo debate aberto agendado pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas para 24 de abril de 2023. Ressalte-se que através da Resolução 2653 (2022) acima mencionada, o Conselho de Segurança, nos termos do parágrafo 13, Solicita a todos os Estados Membros, em particular aos Estados da região, agindo de acordo com sua jurisprudência e legislação interna e com o direito internacional, a inspecionar em seu território, inclusive em portos e aeroportos, todas as remessas destinadas ao Haiti, se os Estados interessados ​​tiverem informações que lhes dê motivos razoáveis ​​para acreditar que essas remessas contêm itens cujo fornecimento, venda ou transferência são proibidos pelo parágrafo 11 da resolução, a fim de garantir a estrita aplicação dessas disposições.”.

Seis meses após a aprovação desta resolução anunciando um regime de sanções e exigindo a cessação das atividades criminosas no território, podemos, face à propagação e intensificação da violência por grupos armados, dizer que esta disposição foi aplicada e o clima de segurança no Haiti melhorou? Pior ainda, é proibido pensar que este boulevard deixado aberto à perpetração de repetidos sequestros espetaculares, de massacres, uns mais horríveis que outros, de trágicos deslocamentos forçados da população, seria mais uma estratégia para convencer a opinião pública da inescapabilidade de uma forte intervenção militar estrangeira?

Este debate aberto em 24 de abril e a reunião sobre o Haiti, marcada para 26 de abril nas Nações Unidas, será uma oportunidade para os Estados membros avaliarem, entre outras coisas, o nível de implementação efetiva desta resolução, bem como nosso pedido de envio de uma comissão para avaliar in loco as missões da ONU e, sobretudo, o respeito pelos princípios consagrados na Carta das Nações Unidas relativamente a um Estado membro fundador da organização. Dentre esses princípios, citamos:

O princípio da autodeterminação: os Estados Unidos têm uma resolução da ONU que autoriza seu Ministério das Relações Exteriores a elaborar um plano de 10 anos para outro estado membro, o Haiti? Você poderia imaginar a ONU concordando em contradizer seus próprios princípios orientadores?

Administração no respeito ao direito à vida: os Estados Unidos têm o direito de permitir que carregamentos de armas sejam despejados impunemente, alimentando constantemente incidentes sangrentos no Haiti? Um jornal nacional Le Nouvelliste chegou a informar que há mais mortes de civis registradas no Haiti do que na Ucrânia (Ref / Le Nouvelliste /21 de março de 2023/Mais civis morrem no Haiti do que na Ucrânia).

O Fim dos Territórios Coloniais e da Igualdade Soberana: à medida que as Nações Unidas avançam para a quarta Década para a Erradicação do Colonialismo (2021-2030), não é chegado o momento de acabar com a colonização da ilha de Navassa pelos Estados Unidos? Refira-se que este Estado-Membro, com esta apreensão, bloqueia o pleno gozo do Haiti da sua Zona Econômica Exclusiva (ZEE), uma disposição da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.

Nós, abaixo assinados, agradecemos sua atenção e pedimos que receba, Senhor Presidente do Conselho de Segurança, nossa mais alta consideração.

Seguem as assinaturas.

Alternative Socialiste (ASO) / Jean Hénold Buteau et Jean-Paul Bastien

ALBA MOVIMIENTOS, ChapitreHaiti/Islanda Micheline Aduel

KONAKOM, Dunois Erick Cantave

Latibonit Kanpe pou Ayiti (LAKAY) / Paul André Garçonnet

Inisyativ Patriyòt Maryen (IPAM) / Hugues Célestin

Mouvman Revolisyonè pou Liberasyon Mas yo (MORELIM) / Nelio Petit-Homme

COMIPOL/ Ernso Ertilus et Julio Fils Cham

Osnel Jean-Baptiste / Journaliste engagé

Union Nationale des Normaliens-nes d’Haïti (UNNOH) / Peguy Noel

Kolektif Solidarite, Idantite ak Libète (KSIL) / Rudolph Prudent

Centrale Nationale des Ouvriers Haïtiens (CNOHA) / Dominique St Eloi

Konbit Ayisyen pou Lojman Altènatif (KAYLA) / Francia Pierrette

Obsèvatwa pou Egalite (OPE) / Jean Claudy Aristil

Platfòm Ayiti Vèt (PAV) / Saico Jean Michel Sévère

Union Syndicale des Transporteurs Haïtiens (USTRAH) / Venès Junior Many

Asosyasyon Viktim Masak Leta nan Katye Popilè yo (AVIMEKP) / Nevelson Jean-Baptiste

Respect des Ouvriers Haïtiens de la Manufacture (ROHM) / Camito Sainclair

Collectif des Planteurs Responsables pour l’avancement d’Haïti (COPRAH) /

Rezo Òganizasyon Nòdwès / Kerby Joseph

Fowòm Sitwayen nan Sid (FOSID) / Rejean Fontaine

Sèk Gramsci / Pipo Brutus

MJPB  / André Fritz Blanchard

Rezo òganizasyon Bèlfontèn (ROB) / Jean Paul Louis Edmond

ONEDE / Joseph Jacqueson

GRAGDÈC / Josué Sénatus

Platfòm Oganizasyon pou Ideyal Bwawon Tonè / Hugues-Capè Mondésir

MOSSO/AVIMB / Gary Lindor 

Kowòt Patriyotik / Francisco Alcide

Cercle Grégory Saint-Hilaire / Cilien Luxenat

MOLEGHAF  / Oxygène David

JEPDE / Pierre Fustin

Remanbre Ayiti  / Desruisseaux Widnel

Altenativ popile / Jean Dieubon Pierre  

Sèk Janil / Moïse Ibréus

Armand Joseph Jules / Citoyen engagé

Brigad Desalin / Ricardo Cabaño

Fòs Dèlma 32 / Clerveaux Fritznel

Fanm Vanyan pou sove Souverennte Ayiti / Myrlène Deshommes

MSTH-ROZO / Mario Maisonneuve

ESKANP/ Mario Coty

ROZO/Mirtha Elie

AJSOCH/ Jean Thony Forest

FOSYNPO/Gédéon Junior Georges

FRAKKA/ Francois Philippe

ZOULA/ Pierre Dieudonné Délice

Oganizasyon Konbit Aksyon Popilè / James Francisque

NOUVOLIB / Schneider Alcereste

PLANARE / Victor Charidieu

Jean Benoit Daniel Leblanc / Enseignant, journaliste

Kolektif Atis Angaje (KATAN) / Kébert Bastien

Syndicat du Personnel Administratif de l’UEH / Jean Bernard Jean Louis

Konbit Òganizasyon Sendikal, Politik ak Popilè / Josué Mérilien

Plateforme Haïtienne de Plaidoyer pour un Développement Alternatif (PAPDA) / Camille Chalmers

Mouvman Leve Kanpe pou yon Lòt Endepandans / Patrick Joseph

Para la autenticación:

Camille Chalmers / PAPDA

Rudolph Prudent / KSIL

Josué Mérilien / KONBIT

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