Endividamento público, crise econômica e a pandemia em debate no 3º Trio de Conversa do Jubileu Sul Brasil

A Rede Jubileu Sul Brasil realiza nesta quinta-feira (6), às 16h, o terceiro Trio de Conversa que nesta edição traz como questão central: Frente à crise econômica e sanitária como enfrentar o tema do endividamento público?, com transmissão pelo YouTube e Facebook do Jubileu Brasil. 

Participam do debate virtual Roberta Traspadini, doutora em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenadora do Observatório de Educação Popular e Movimentos Sociais na América Latina (OBEPAL-UFES), e também Marisa Amaral, doutora em economia pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA USP), professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política. 

A mediação é do economista André Lima Sousa, doutor em geografia, professor da UECE – Universidade Estadual do Ceará (UECE) e membro da coordenação da Rede Jubileu Sul Brasil. 

Dívida pública na América Latina e Caribe

O Trio de Conversa é uma série de diálogos promovidos pela Rede Jubileu Sul Brasil com o objetivo de debater a dívida pública no contexto da América Latina e Caribe. 

O diálogo anterior, realizado em 7 de julho, debateu O papel da dívida pública na hegemonia do capital financeiro, com a participação de Marina Gouvêa, doutora em economia política internacional, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, membro da direção da SEPLA e pesquisadora do CLACS, e mediação da economista Dirlene Marques, professora da Universidade Federal de Minas Gerais e militante feminista. 

Na ocasião, Marina tratou de diversos temas no campo da teoria econômica, que ela mesma diz ser um espaço raramente ocupado por mulheres. A economista destacou a importância de se compreender que todo valor vem do trabalho humano (que no sistema capitalista de produção é mercantilizado), e que a moeda dinheiro, ao contrário, é a representação monetária de valor, mas não o valor em si e que por isso a esfera produtiva e a esfera financeira não podem ser vistas de separadamente.

O primeiro debate foi 23 de junho, com o economista Helder Gomes, doutor em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo, que tratou do papel da dívida pública na conjuntura latino-americana e caribenha. Helder é o organizador da pesquisa “Endeudamiento, Historia De Luchas y Propuestas Alternativas en Países De América Latina y el Caribe”, que será lançada pelo Jubileu Sul/Américas. 

TRIO DE CONVERSA – Frente à crise econômica e sanitária como enfrentar o tema do endividamento público?
Dia: 06/08/2020 (quinta-feira)
Horário: 16h (horário de Brasília)
Transmissão ao vivo:
Facebook – www.facebook.com/redejubileusul
YouTube  – www.youtube.com/user/jubileusulbrasil 

A seguir

Boletim Protagonismo da Sociedade Civil nas Políticas Macroeconômicas

Boletim Protagonismo da Sociedade Civil nas Políticas Macroeconômicas