Rede Jubileu Sul Brasil participa do encontro iniciado neste dia 4, no Museu do Amanhã. Desigualdades, combate à fome e à pobreza, direitos humanos e mudanças climáticas estão entre as pautas. Resultados da Cúpula serão entregues na quinta (7) aos líderes do Mercosul.

Abertura da Cúpula Social do Mercosul. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Por Redação – Brasil de Fato Rio de Janeiro*

O município do Rio de Janeiro recebe na segunda (4) e terça-feira (5), a Cúpula Social do Mercosul. O evento ocorre no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio, ambos no centro da capital fluminense. O encontro antecede a Cúpula de Líderes do Mercosul, em que altas autoridades e chefes de Estado vão discutir iniciativas para a integração e desenvolvimento da região.

A Cúpula Social, em formato presencial, estava suspensa desde 2016. A retomada é um compromisso do Brasil, que assumiu a presidência pro tempore (rotatividade a cada seis meses) do Mercosul em julho de 2023. Ao todo, cerca de 300 representantes de organizações e movimentos da sociedade civil participam do encontro, além de autoridades dos países membros e associados do bloco econômico.  

A abertura do evento contou com a presença da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco e o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD). A cerimônia contou com discussões sobre agricultura familiar e estratégias para garantir a sobrevivência de populações marginalizadas.

O primeiro dia da Cúpula Social do Mercosul  teve também as presenças da ministra Cida Gonçalves, do Ministério das Mulheres; a secretária-executiva da Secretaria-Geral da Presidência da República, Maria Fernanda Ramos Coelho; a embaixadora Gisela Padovan, do Ministério das Relações Exteriores. Também falaram o secretário Bernardo Rossi, representando o governo do Estado do Rio de Janeiro; e o deputado Arlindo Chinaglia, representante do Brasil no Parlasul. 

Os resultados da Cúpula Social serão encaminhados aos líderes dos países do Mercosul na quinta-feira (7). 

*Com edição do Jubileu Sul Brasil

Deixe um comentário