A publicação destaca conquistas históricas das mulheres a partir da participação em espaços populares e anima a continuidade das lutas no contexto do feminismo comunitário.

Por Redação | Jubileu Sul Brasil

“Essa cartilha faz parte da Coleção Mulheres por Reparação das Dívidas Sociais. Temos vivenciado um processo bonito e desafiante de formação e seguindo este caminho desejamos dialogar com vocês sobre as Mulheres e espaços de participação popular, e o quanto este elemento é importante para a sociedade que sonhamos: de justiça e igualdade! Quantas são, quem são e como estão as mulheres brasileiras?. Essa é uma das questões abordadas na cartilha”, destaca a apresentação da publicação.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua mostra que a população feminina representava 51,1% da população brasileira, o dado indica que o país possui 4,8 milhões de mulheres a mais do que homens, mesmo assim vivemos um contexto de total desigualdade entre homens e mulheres, no que diz respeito ao mundo do trabalho, do acesso à oportunidades na educação e na exposição à violência, por exemplo.

A cartilha destaca a participação das mulheres nos movimentos populares, sua luta por espaço na política e as conquistas históricas alcançadas entre 1827 e 2021.

“‘Só a luta muda a vida!’. Partindo desta afirmativa tão difundida dentro dos movimentos sociais, porém sem a ingenuidade que a romantiza, pode-se pensar que somente através da participação social e elaboração de um pensamento crítico, feminista e popular é possível mudar a si e o meio em que vivemos”, destaca um trecho da publicação.

Capa da Cartilha 5. Ilustração Rachel Gepp

A Cartilha 5 “Mulheres e espaços de participação popular”  chega como instrumento de mobilização e estudo nos territórios e grupos organizados na Rede Jubileu Sul Brasil e seus parceiros nesta iniciativa: 6ª Semana Social Brasileira (SSB) Central dos Movimentos Populares (CMP).

Outras quatro cartilhas da mesma coleção também já estão disponíveis na biblioteca do site da Rede Jubileu Sul Brasil. Cartilha 1: Direito à Moradia e à Cidade; Cartilha 2: Resistir na crise: Moradia, Renda e Comida no Prato e Cartilha 3: Conflitos e Regularização Fundiária, vamos fazer a resistência popular? Cartilha 4:  “O contexto socioeconômico da vida das mulheres no Brasil”. Todas compartilham o objetivo de formar, mobilizar e fortalecer as articulações de luta por moradia e prevenção de conflitos urbanos.

Posteriormente, a coleção será complementada pela Cartilha 6: Como o orçamento e a dívida pública afetam a vida das mulheres.

As iniciativas da Ação Mulheres por reparação das dívidas sociais contam com apoio do Ministério das Relações Exteriores Alemão, que garantiu ao Instituto de Relações Exteriores (IFA) recursos para implementação do Programa de Financiamentos Zivik (Zivik Funding Program).

As ações também integram o processo de fortalecimento da Rede Jubileu Sul Brasil e das suas organizações membro, contando ainda com apoios da Cafod, DKA, e cofinanciamento da União Europeia.

O conteúdo desta publicação é de responsabilidade exclusiva da Rede Jubileu Sul Brasil. Não necessariamente representa o ponto de vista dos apoiadores, financiadores e co-financiadores.

Deixe um comentário