Coordenação da Rede Jubileu Sul Brasil discute ações estratégicas para próximos anos

Encontro presencial reuniu mais de 30 articuladoras e articuladores de todas as regiões do país. Juntas, as organizações e movimentos realizaram uma análise de conjuntura e compartilharam experiências.

Entre os principais desafios em comum estão a aceleração da dominação do capitalismo, por meio dos processos de financeirização desenfreados, especialmente no atual governo e as ações necessárias para fomentar mais consciência política nas próximas eleições. Saiba mais.

Ao final, a rede divulgou seu posicionamento na Carta do Jubileu Sul Brasil pela luta por direitos sociais.

Mulheres na luta pela reparação das dívidas sociais

Reunião de planejamento com as equipes locais da Ação Mulheres e Dívidas Sociais, da Rede Jubileu Sul Brasil, foi momento de avaliação, troca de experiências e organização das atividades prioritárias com mulheres.

Em 2022, as ações contra a dívida na perspectiva das mulheres ocorrem em Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Macaé (RJ), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Confira como foi o encontro realizado na capital paulista. 

Justiça Socioecológica: na crise civilizatória, a vida deve ser o centro das lutas

Painelistas do Fórum “Diálogos interculturais: Povos e a Natureza” defenderam ruptura estrutural para a construção de novas formas de produzir e viver com equilíbrio entre os direitos dos povos e da natureza. Destacaram o papel das mulheres, da memória histórica e da ancestralidade entre os caminhos de transformação.

Debate marcou o relançamento da campanha por Justiça Socioecológica e a conclusão da formação “Direitos da natureza a partir da interculturalidade”, que reuniu mais de 60 participantes da América Latina, Caribe e Europa.

Mulheres Pankararus e Wassu-Cocal recebem equipe do JSB em Francisco Morato (SP) e acolhem nova articuladora local

A equipe do Jubileu Sul Brasil participou de uma tarde de encontro com as comunidades indígenas, na região metropolitana de São Paulo.

O encontro terminou com um Toré para celebrar o momento que abriu novas perspectivas para a continuidade da luta das mulheres indígenas em contexto urbano de Francisco Morato.

Trabalho, uberização e financeirização

Para compreender o fenômeno da “uberização”, e discutir a questão na perspectiva da natureza opressora do modelo capitalista, o quinto episódio do podcast Economia Fora do Eixo entrevistou Cesar Sanson, que é pesquisador e professor de Sociologia do Trabalho da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

E qual a relação existente entre demissões voluntárias, fragilização da saúde mental e vigilância das trabalhadoras e trabalhadores? E o que eles dizem sobre a chamada financeirização do trabalho?

Para discutir a questão considerando as dívidas sociais do Estado brasileiro, entrevistamos também Virgínia Fontes, historiadora, ex-professora e pesquisadora da Universidade Federal Fluminense e da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz. Ouça no sexto episódio ou confira no vídeo:

Vídeo alerta sobre perigos dos acordos Mercosul-UE e Mercosul-EFTA

Para promover a democratização da política externa brasileira e mobilizar o maior número de atores da sociedade civil para o tema, a Frente Brasileira Contra Acordo Mercosul-UE e EFTA-Mercosul lança vídeo da “Carta aberta aos parlamentares e candidatas/os ao congresso nacional e executivo federal”, que alerta para os perigos da ratificação do acordo de livre comércio entre o Mercosul e União Europeia.

A carta busca contribuir para a formulação de plataformas partidárias que se posicionem sobre estes acordos, que podem entrar em pauta para ratificação já a partir de 2023 sem o devido debate público. Assista o vídeo, que tem a participação do articulador do Cone Sul, Francisco Vladimir, representando o Jubileu Sul Brasil, e confira também a carta completa.

Deixe um comentário