No centro uma ilustração do povo brasileiro em uma manifestação, pedindo por democracia participativa e por um projeto popular de Brasil. Na parte de cima, uma colagem de palavras forma a frase: "20 anos Plebiscito Popular da Dívida Externa"

Na esteira da campanha pela reestatização da companhia Vale do Rio Doce, o Grito dos/as Excluídos/as, em 2007, teve o seguinte tema: “Isto não Vale: Queremos Participação no Destino da Nação”. Além de mobilizar a população a participar do Plebiscito Popular sobre a Vale, o Grito fomentou o debate sobre os aspectos que contribuíam e os que prejudicavam à construção de um projeto popular de Brasil.

Entre o que não era considerado válido para os rumos do país estava: o neoliberalismo; a política econômica vigente; a não realização da reforma agrária; a crescente exclusão social; a fome; a privatização do que é público; a corrupção; a impunidade; a guerra; a violência.

Por outro lado, eram considerados válidos: o protagonismo popular; os grupos de base; a generosidade, a confiança; a solidariedade; a ética; a transparência; a amizade; a partilha; a alegria.

Daquela época para os dias de hoje permanece uma mesma bandeira: “Vale lutar pela dignidade humana!”.

👉 Sobre a série informativa Comemoração e Memória: é uma das iniciativas de celebração dos 20 anos do Plebiscito Popular da Dívida Externa, realizado no Brasil entre os dias 2 a 7 de setembro do ano 2000. O objetivo dessa ação é falar sobre os momentos históricos que ajudaram a construir o Plebiscito e sobre as ações que surgiram depois dele. Comente e compartilhe esta postagem, para que a história das mobilizações populares reverbere e inspire ações em defesa da vida, que sempre deve estar acima de qualquer dívida. 

Deixe um comentário