No centro da imagem há a ilustração de uma pessoa votando, no fundo está a bandeira do Brasil. Na parte de cima, uma colagem de palavras forma a frase: "20 anos Plebiscito Popular da Dívida Externa"

Em 2007, durante a Semana da Pátria, de 1º a 7 de setembro, a população brasileira pôde opinar sobre o destino da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), no plebiscito popular “A Vale é nossa”. O processo fez parte da campanha de mesmo nome que pedia a reestatização da empresa, como uma das ações do projeto popular para o Brasil, que estava sendo construído por movimentos sociais.

Ao todo, votaram cerca de 3,7 milhões de brasileiros e brasileiras. A ampla maioria, 94,5%, respondeu que empresa deveria ser reestatizada, garantindo a soberania da nação sobre o patrimônio nacional. 

Acompanhe a próxima postagem dessa série informativa para saber qual foi a importância do Grito dos/as Excluídos/as na mobilização desse plebiscito.

👉 Relembre o caso: Em maio de 1997, a Vale foi leiloada pelo governo federal por R$ 3,3 bilhões. O valor estimado da empresa naquela época era de 92 bilhões de Reais, ou seja, 28 vezes mais do que foi vendida. Estima-se que em apenas quatro meses de lucros os novos donos da Vale repuseram o capital investido.

👉 Sobre a série informativa Comemoração e Memória: é uma das iniciativas de celebração dos 20 anos do Plebiscito Popular da Dívida Externa, realizado no Brasil entre os dias 2 a 7 de setembro do ano 2000. O objetivo dessa ação é falar sobre os momentos históricos que ajudaram a construir o Plebiscito e sobre as ações que surgiram depois dele. Comente e compartilhe esta postagem, para que a história das mobilizações populares reverbere e inspire ações em defesa da vida, que sempre deve estar acima de qualquer dívida. 

Deixe um comentário