Por Redação – Jubileu Sul Brasil

A  Semana de Ação Global por Justiça e Anulação das Dívidas começou nesta segunda-feira (10) e segue até 17 de outubro, numa mobilização internacional de organizações que reivindicam a anulação, cancelamento e o não pagamento das dívidas contraídas em instituições financeiras internacionais (IFIs), como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BM), que utilizam esse sistema de endividamento para impor suas políticas neoliberais e interferir na soberania dos povos.

Neste ano, as organizações e movimentos chamam atenção para as múltiplas crises causadas pelos efeitos da pandemia e das mudanças climáticas. Hoje há 54 países em crise de dívida, que deixam de investir em saúde, educação e combate aos efeitos do clima para pagar empréstimos a credores internacionais, que por sua vez têm se aproveitado do cenário para cobrar juros ainda maiores, denunciam.

A mobilização coincide com a reunião anual do FMI e do Banco Mundial, que acontece em Washington (EUA). Por isso, as Redes Jubileu Sul Brasil (JSB) e Jubileu Sul/Américas (JS/A)  promovem uma série de atividades em conjunto com as organizações membro e movimentos parceiros na América Latina e Caribe, e se soma aos tuitaços e outras ações globais reivindicando a anulação das dívidas. 

Nesta quinta-feira (13), além de um dia de tuitaço, tem ações virtuais e presenciais previstas em mais de 20 países. Uma das atividades é o Fórum Regional “Os povos exigem anulação e reparação das dívidas”, que a Rede JS/A promove virtualmente a partir das 11h (horário de Brasília). 

O encontro visa debater como esse sistema de endividamento tem impactado a população nos países da região, trocar informações e experiências de enfrentamento. O fórum é via Zoom, com transmissão nas páginas do Jubileu Sul Brasil e Jubileu Sul/Américas

Na sexta-feira (14), às 18h, o Jubileu Sul Brasil realiza o debate Chega de dívidas, reparação já!, para trocar experiências e iniciativas de resistência e transformação frente aos impactos sofridos por famílias, povos, países e toda a natureza, resultado desse sistema endividamento perpetuado pelas instituições financeiras internacionais. Confira a programação e inscreva-se.

Contra a desigualdade, pobreza e o ecocídio

Cerca de 300 organizações de todo o mundo, entre elas o Jubileu Sul Brasil, assinaram a Declaração da Semana de Ação Global por Justiça e Anulação das Dívidas, lançada neste 10 de outubro.

O documento cobra a anulação imediata da dívida com credores privados, internacionais e governos, além de transparência, reparação pelos danos a países, povos e natureza afetados pelo pagamento de dívidas insustentáveis, e prioridade aos direitos humanos.

Este post tem um comentário

Deixe um comentário