A iniciativa promoveu momentos de planejamento e articulação em vista da atuação das juventudes no contexto da luta por um projeto político que leve em consideração a proteção da vida, especialmente de jovens negros e negras.

Fotos: Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3

Redação | Jubileu Sul Brasil*

O encontro articulado pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3, Pastoral da Juventude e Jubileu Sul Brasil, reuniu adolescentes e jovens da Bahia e de Sergipe nos dia 3 e 4 de junho de 2022, na Casa de Encontro Sagrado Família, em Salvador (BA).

“O momento é importante para pensar de modo estratégico a presença das juventudes no cenário de desmonte e violação de direitos, do aumento da violência contra a juventude negra e considerando o importante momento do processo político e eleitoral brasileiro, onde se faz necessário pensar os processos de mobilização e organização estratégica, considerando o papel das juventudes de olhar para o presente e futuro a partir de um projeto político que de fato garanta outras possibilidades de projetos de vida”, afirma a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3, em postagem nas redes sociais.

Adolescentes e jovens que vivem em espaços urbanos e rurais participaram do momento para pensar perspectivas de planejamento considerando os desafios impostos pela pandemia de Covid-19, onde as atividades presenciais foram suspensas e de modo criativo foi necessário a ampliação de atividades online. Outro destaque do encontro foi a perspectiva de fortalecimento da participação e articulação das juventudes para o voto consciente nas eleições gerais do Brasil em outubro, assumindo seu protagonismo de forma contínua para reafirmar a importância da democracia e do estado de direitos.

“No encontro pudemos trocar ideias com pessoas diferente e saber qual o objetivo delas lá na frente e, principalmente, sobre o voto que é importante não apenas para mudar a nossa vida, mas mudar a vida de toda a nossa comunidade, de toda sociedade brasileira”, afirma a jovem Micaela que vive no bairro de Valéria, em Salvador.

Com a contribuição de Felipe Ferreira, frei da Ordem dos Frades Menores, o grupo foi provocado a observar suas experiências de vida atentando para as diversas realidades. Jovens e adolescentes foram estimulados e estimuladas a olhar com esperança para o presente e para o futuro reafirmando suas identidades. “O encontro é importante por possibilitar vivências, compartilhar alegrias e angústias e mostrar que só podemos construir algo novo a partir de vários pontos coletivos”. Destacou Marcos Gabriel, da Pastoral da Juventude de Aracaju (SE).

A ação integra as atividades da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3 em parceria com a Rede Jubileu Sul Brasil. Esta iniciativa tem como objetivo a ampliação das competências e da organização das comunidades, especialmente as mulheres e as juventudes, para que construam sua resiliência e soluções para situações de vulnerabilidade social e individual decorrentes dos conflitos gerados pela especulação imobiliária e maior comprometimento dos atores públicos que possuem obrigações constitucionais de zelar pelos direitos humanos e pelo cumprimento da legislação para que assegurem medidas de proteção e de reparação nas situações de violação dos direitos.

A iniciativa contra com dapoio do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, que garantiu ao Instituto de Relações Exteriores (IFA) recursos para implementação do Programa de Financiamentos Zivik (Zivik Funding Program). As ações, que também integram o processo de fortalecimento da Rede Jubileu Sul Brasil e das suas organizações membro, contam ainda com apoios da Cafod, DKA, e cofinanciamento da União Europeia.

*Com informações da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3

Deixe um comentário