Atividade prossegue debate sobre dívidas, água, energia, integração e soberania financeira do Cone Sul e integra a Semana de Ação Global por Justiça e Anulação das Dívidas. Participam painelistas da Argentina, Brasil e Paraguai.

Famílias e povos, países e toda a natureza sofrem diariamente os impactos de um endividamento cada vez maior. E junto com a dívida financeira maiores dívidas sociais, ecológicas, democráticas e de gênero: a perda de soberania e controle sobre corpos, territórios e bens comuns.

Como reverter essa realidade? Para trocar experiências, iniciativas de resistência e transformação nesse sentido, a Rede Jubileu Sul Brasil (JSB) realiza o debate virtual Chega de dívidas, reparação já!, nesta sexta-feira (14), a partir das 18h, via Zoom clicando aqui, ou pela transmissão ao vivo na página do JSB

A atividade dá continuidade ao debate e à construção de consensos entre organizações sociais, sindicatos e movimentos populares da região em torno das dívidas, água, energia, eletricidade e integração e soberania financeira, o papel do Estado e das Instituições Financeiras Internacionais – IFIs (saiba mais)

A iniciativa também integra a programação de eventos da Semana de Ação Global por Justiça e Anulação das Dívidas, mobilização internacional que exige o cancelamento e o não pagamento de dívidas contraídas com instituições financeiras internacionais (IFIs), como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial. As IFIs utilizam esse sistema de dívidas para impor suas políticas neoliberais e interferir na soberania dos povos.

Por isso, a ação global acontece no mesmo período da reunião anual do FMI e do Banco Mundial, em Washington (EUA), e também em homenagem ao presidente de Burkina Faso, Thomas Sankara, assassinado em 15 de outubro de 1987 depois de ter chamado seus pares para recusar o pagamento de dívidas ilegítimas.

Programação

II Seminário Internacional sobre Soberania Energética, Integração Elétrica e Gestão Pública para o Bem Viver: declaração das organizações e próximos passos da articulação (Paraguai/Brasil).

Reparações ao Povo Avá-Guarani Paranaense na revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu
Painelista: Cristóbal Martínez – líder da comunidade Tekoha Sauce (Paraguai)

Água, energia e barragens
Painelista: Silvina Reguera – Assembleia El Algarrobo Andalgalá – Água, mega mineração, dívida e direitos (Argentina).

Rio Paraná, água, comércio, contrabando e controle
Painelista: Koly Bader – Frente por la Soberanía Nacional, Rio Paraná (Argentina). 

Análise da dívida externa paraguaia
Painelista: Dr. Inocencio Palacios, economista, professor universitário e assessor parlamentar (Paraguai). 

Dívidas sociais e ecológicas
Painelistas: Alessandra Miranda, secretária executiva da Semana Social Brasileira – SSB.
Luis Fernando Novoa Garzon, professor da Universidade Federal de Rondônia – UNIR (Brasil).

Mediação:
Beverly Keene – Diálogo 2000/Jubileu Sul Argentina
Francisco Vladimir – Articulador do Cone Sul – Jubileu Sul Brasil

Debate virtualChega de dívidas, reparação já!
Data: 14 de outubro de 2022 (sexta-feira)
Horário: 18h
Via Zoom clicando aqui, ou pela transmissão na página do Jubileu Sul Brasil.

Este post tem um comentário

Deixe um comentário