Por Redação – Jubileu Sul Brasil
O Jubileu Sul/Américas e o Jubileu Sul Brasil estão coletando assinaturas até domingo (11) para a declaração internacional “Não há justiça climática sem Anulação da Dívida!”. Clique aqui para assinar e apoiar a petição e confira também a versão do documento com a íntegra em português.
A iniciativa é promovida por diversas organizações de todos os continentes que estão engajadas nas Jornadas Globais pela Anulação da Dívida, que começa com uma série de atividades a partir deste 14 de outubro para chamar atenção para o problema do endividamento, no mesmo período em que ocorre a Reunião Anual do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI), entre os dias 11 e 17 deste mês.
Jornadas Globais contra a Dívida
O Jubileu Sul/Américas, de mãos dadas com organizações parceiras e movimentos sociais, nos unimos para agir pelo cancelamento de dívidas e por justiça climática.
A emergência climática agravada pelo sistema patriarcal-extrativista está fomentando a acumulação de dívidas nos países do sul global. As vulnerabilidades que a dívida causa estão limitando a capacidade dos países em responder à emergência climática.
Exigimos muito mais do que financiamento climático e “alívio da dívida”: exigimos justiça climática e anulação da dívida, ou seja, uma mudança de sistema.
No mês de outubro, mês de resistências e memórias de lutas, convocamos às Jornadas Globais de Ação pelo Cancelamento da Dívida, e entre as ações de conscientização incluímos uma declaração que exige que governos e instituições tomem ações urgentes, justas e ambiciosas no cumprimento de suas obrigações e responsabilidades.
A declaração “Não há justiça climática sem anulação da dívida” é o trampolim inicial nesta campanha pelo cancelamento da dívida e por justiça climática. Convidamos você a fazer parte, dê sua voz assinando esta declaração
A declaração está aberta para assinatura até domingo, 11 de outubro.