A Rede Jubileu Sul Brasil convida para o lançamento do livro “Brasil 200 anos de (in)dependência e dívida: o endividamento marca nossa história e perpetua desigualdades sociais”, com atividades presenciais e roda de conversa com autores (veja o calendário abaixo), além do lançamento virtual neste 17 de novembro (quinta-feira), às 19h, com transmissão ao vivo na nossa página.

Marcando o bicentenário da independência do Brasil, a publicação aborda as dívidas sociais acumuladas e chama atenção para as reparações necessárias e urgentes. A ideia da crítica histórica e econômica está assinalada no próprio nome do livro que coloca o prefixo “in” entre parênteses — (in)dependência — indicando que estamos falando de um processo incompleto, cheio de debilidades e incoerências em sua gênese.

“Os 13 artigos compartilhados na publicação indicam um caminho de leitura crítica a respeito da independência ainda a se realizar, especialmente para a população brasileira empobrecida, que luta por direitos fundamentais”, destaca o texto de apresentação da obra, que tem entre seus autores nomes que se identificam e se completam no esforço de propor caminhos para a construção da verdadeira independência que o população brasileiro merece e para a qual, com sensata teimosa e ativa esperança, não mede esforços em se organizar e mobilizar, a partir dos povos, dos territórios e dos espaços de resistência.

A publicação é uma iniciativa da Rede Jubileu Sul Brasil em parceria com a 6ª Semana Social Brasileira e Grito dos Excluídos e Excluídas. O formato permite que os artigos possam ser usados como instrumento de formação em momentos coletivos como rodas de conversa, seminários ou encontros, além de também poderem ser lidos de forma espontânea, individualmente. Trata-se de um conteúdo valioso para movimentos populares, organizações sociais, educadores/as populares e estudantes.

Os artigos são assinados por: Alessandra Miranda, Alfredo J. Gonçalves, Aline Miglioli, André Lima Sousa, Dirlene Marques, Fabio Luis Barbosa dos Santos, Helder Gomes, José Valdeci Santos Mendes, Luis Fernando Novoa Garzon, Magnólia Said, Marcos Arruda, Nilo Sergio Aragão, Polly Policarpo, Rosa Marques, Rosilene Wansetto, Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos e Excluídas, Sandra Quintela e Virgínia Fontes.

Como contribuir para que o livro alcance mais pessoas?

Para garantir a impressão de mais exemplares, convidamos a fazer uma doação espontânea durante os lançamentos. A sugestão é que essa contribuição seja no valor de R$ 20,00. Você pode fazer também doações solidárias, no valor de R$ 50,00, para que possamos distribuir o livro impresso para quem não pode contribuir financeiramente.

Chave PIX para doações solidárias
PIX: 08.623.218/0001-04 (CNPJ)
Banco do Brasil
Titular: Instituto Rede Jubileu Sul Brasil

A publicação no formato digital também está disponível para download na biblioteca do site da Rede Jubileu e das organizações parceiras.

Deixe um comentário