“Você tem fome e sede de quê? ”: coletiva de imprensa do Grito dos Excluídos e Excluídas é nesta segunda (4)

A coletiva de imprensa nacional do 29º Grito dos Excluídos e Excluídas é nesta segunda-feira (4), às 10h (Horário de Brasília), ao vivo na página oficial do Grito no Facebook e pelo canal do YouTube. Com o lema pergunta “Você tem fome e sede de quê?”, o Grito visa mobilizar a participação da sociedade civil na busca de alternativas para problemas estruturais que atentam contra a vida do povo mais vulnerável, tais como a superação da fome, acesso à água e justiça social.

Acordo UE-Mercosul: o Sul sempre perde?

“Parem o Acordo de Livre Comércio UE-Mercosul!” é o grito que ecoa e se fortalece nas articulações internacionais e nacionais, desde organizações sociais e populares do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Os impactos do acordo foram debatidos com representantes do Jubileu Sul Brasil, numa iniciativa para denunciar a falta de transparência no processo de elaboração e assinatura do Acordo, e fortalecer a mobilização popular articulada entre os países, para impedir a ratificação.

Jubileu Sul Brasil lança Manual para lideranças populares com atuação em realidades de violação dos direitos humanos

Um instrumento pedagógico e mobilizador, a publicação destaca a importância da preservação dos direitos humanos das pessoas marginalizadas e invisibilizadas pela sociedade, com orientações a respeito de leis e medidas que protegem mulheres, pessoas pretas, povos originários e tradicionais e a comunidade LGBTQIAPN+. Traz dicas de filmes, livros e outros conteúdos que retratam os temas discutidos, levando informação de forma descontraída. A versão impressa do manual tem distribuição gratuita e a versão digital está disponível para baixar clicando aqui.

A Rede JSB divulgou nota reafirmando a defesa de direitos humanos e luta por justiça, frente ao assassinato de Mãe Bernadete, coordenadora nacional da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq) e líder do Quilombo dos Palmares (BA). A Rede também manifestou seu repúdio à chacina no Guarujá (SP), defendendo o fim da Operação Escudo na Baixada Santista.

Conjuntura: Ocupar espaços e lutar pela superação da desigualdade social

“No cenário político foi dada a largada para as eleições de 2024, no chão da vida real a violência está na rua de casa e paralisa atividades do cotidiano como ir ao trabalho ou frequentar a escola. Por outro lado, a luta pela sobrevivência dificulta uma organização popular mais estruturada e capaz de promover as mudanças necessárias no campo político, econômico ou social”. Confira a íntegra da análise de conjuntura da coordenação da Rede JSB.

Ação Mulheres realiza oficina formativa com grupos produtivos

O encontro reuniu na capital baiana representantes dos grupos produtivos da Ação “Mulheres por reparação das dívidas socais” de Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP), para compartilhar conhecimentos, integrar os projetos e gerar um intercâmbio de experiências com diversas atividades e oficinas, numa atividade em parceria com a Cáritas Brasileira Regional Nordeste III.

O conteúdo desta publicação é de responsabilidade exclusiva da Rede Jubileu Sul Brasil. Não necessariamente representa o ponto de vista dos apoiadores, financiadores e cofinanciadores.

Deixe um comentário