Jubileu Sul Brasil, 6ª Semana Social Brasileira (SSB) e Central de Movimentos Populares (CMP) lançam publicação com destaque ao protagonismo das mulheres na luta por moradia e direito à cidade.

 

Comunidade Nova Vida, Manaus AM. Foto: Cila Reis

Por Cláudia Pereira | Rede Jubileu Sul

A publicação marca a conclusão do primeiro ciclo da ação Sinergia Popular realizado nas cidades de Fortaleza (CE), Manaus (AM) e Rio de Janeiro (RJ). Por oito meses, 13 comunidades compartilharam saberes, experiências e lutas em encontros formativos realizados de forma híbrida.

A Revista Sinergia Popular faz um recorte na temática de luta por moradia na perspectiva das mulheres, sobretudo, na atual conjuntura em que o Brasil enfrenta a crise sanitária, desmonte das políticas habitacionais e a precarização dos direitos da assistência social. As ações do Sinergia Popular foram muito além do conceito da palavra, criou harmonia entre as lutas existentes nos territórios e gerou iniciativas que dão sentido ao verbo esperançar.

A revista que está sendo disponibilizada em formato digital e impresso tem como objetivo informar e formar as pessoas sobre o atual cenário na busca por direitos. As mulheres têm enfrentado diariamente, nestes quase dois anos de pandemia da Covid-19, duros processos de violações dos direitos humanos, sobretudo, no contexto da moradia. A revista ilustra a realidade das ocupações espalhadas pelo país e destaca o déficit da moradia. Em entrevista, a arquiteta e urbanista Raquel Ludermir afirma que as mulheres são as mais invisibilizadas e as que mais sofrem por falta de acesso ao direito de habitação no Brasil.

Imagem: Capa divulgação

Temas abordados, a exemplo da regularização fundiária, esclarecem que a formalização está além do “papel”, é a garantia do direito à cidade, mobilidade e segurança. A publicação  apresenta exemplos de luta organizada por mulheres determinadas a alcançar espaço no parlamento, comunidades organizadas e contextos que ajudam a entender por que é importante debater questões como dívida pública e dívidas sociais na pauta da moradia.

Nestes meses de ação, foi possível conhecer de perto a resistência das mulheres ao enfrentar a pandemia, ações autoritárias de agentes públicos e a insegurança alimentar. O coletivo das mulheres da ação Sinergia Popular, iniciativa coordenada pelo Jubileu Sul Brasil (JSB), 6ª Semana Social Brasileira (SSB) e Central de Movimentos Populares (CMP), destaca na revista o protagonismo das mulheres e as sementes da esperança lançadas nos territórios.

As iniciativas da ação Sinergia Popular têm o apoio do Ministério das Relações Exteriores Alemão, que garantiu ao Instituto de Relações Exteriores (IFA) recursos para implementação do Programa de Financiamentos Zivik (Zivik Funding Program) e é cofinanciado pela União Europeia. A ação também faz parte do processo de fortalecimento da Rede Jubileu Sul e das suas organizações membro.

O conteúdo da Revista é de responsabilidade do Jubileu Sul Brasil, 6ª Semana Social Brasileira (SSB) e Central de Movimentos Populares (CMP) e não reflete necessariamente o posicionamento dos financiadores sobre o tema.

 

Este post tem um comentário

Deixe um comentário