Membro da coordenação do Grito, o Jubileu Sul Brasil participa da mobilização impulsionando a Campanha por Justiça Socioecológica, refletindo sobre o acesso à água, segurança alimentar e mudanças climáticas

Por Redação Jubileu Sul Brasil

Com o tema “Você tem fome e sede de quê?” foi iniciado o processo de construção do 29º Grito dos Excluídos e Excluídas, sempre com o lema “Vida em primeiro lugar”. A temática visa à reflexão e ação em busca de alternativas para os problemas que a população enfrenta com a questão da fome e da água.

Membro da articulação e da coordenação do Grito, a Rede Jubileu Sul Brasil (JSB) participa da mobilização em 2023 conectando o tema do 29º Grito às bandeiras da Campanha por Justiça Socioecológica

Lançada em 2021 pelo Jubileu Sul/Américas (JS/A), a campanha tem como objetivo contribuir para os processos de luta e resistência aos modelos extrativistas e seus impactos sobre os corpos e territórios, para o reconhecimento da dívida ecológica numa perspectiva decolonial, anti-patriarcal e antirracista.

A iniciativa também visa fortalecer as vozes e narrativas de resistência, as ações e formas de enfrentamento, e propostas alternativas de desenvolvimento, com ênfase nas mulheres, nas comunidades locais, tradicionais e negras.

A Rede parte da premissa de que o social e a natureza estão inter-relacionados, e de que não há justiça social sem justiça ambiental. Assim, a luta e os debates em torno do acesso à água, da soberania e segurança alimentar, da defesa dos territórios indígenas e quilombolas, entre outras questões trazidas pela da campanha por Justiça Socioecológica. 

Ao longo do ano, antecedendo o 7 de setembro, estão programadas diversas atividades locais, como debates, seminários, reuniões, rodas de conversa, oficinas, caminhadas, apresentações culturais e atos públicos, sobretudo nos “Dia D do Grito”, sempre no dia 7 de cada mês.  

Para as redes sociais, produção de conteúdos (notícias, vídeos, cards, podcast) e outros materiais fomentando o debate e ações sobre a temática da segurança alimentar e do acesso à água em conexão com as questões socioambientais, tais como o impacto das mudanças climáticas e do agronegócio na segurança alimentar e garantia do direito à água. 

Siga as redes e mídias do Jubileu Sul Brasil e do Grito dos Excluídos e Excluídas para acompanhar a programação de atividades para 2023.

Deixe um comentário