Atividade organizada para 27 de fevereiro em todo o país celebra a reinstalação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) recriado no dia da posse do presidente Lula.

Por redação | com informações do Coletivo Banquetaço

Um “Banquetaço Nacional” marcado para 27 de fevereiro marcará a volta do Consea, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Essencial para o combate à fome e à miséria, o órgão foi recriado pelo presidente Lula no mesmo dia da posse, em 1º de janeiro, e será reinstalado na terça, 28.

Quatro anos antes, o Brasil via estarrecido o movimento inverso, com a extinção do Consea pelo então presidente Bolsonaro, o que contribuiu para que o país voltasse ao Mapa da Fome da ONU, de onde havia saido em 2014. Agora, o Consea volta com o desafio ainda maior, contribuir para tirar 33 milhões de pessoas da situação de fome no país, além de garantir dignidade a 125 milhões que vivem alguma insegurança alimentar.

Ainda em janeiro, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, conversou com os últimos quatro ex-presidentes do colegiado. Foi o início do processo de rearticulação do Consea para a retomada das atividades em todo o país.

“A recomposição na área da assistência social, de segurança alimentar e nutricional, é um dar as mãos e um olhar para quem mais precisa. De um lado quem passa fome, do outro a gente garantindo as condições para melhorar a renda, com o Bolsa Família, e também com uma política alimentar a partir de um plano estratégico”, destacou o ministro, na ocasião.

Para a ex-presidente do Consea, Elisabetta Recine, destituída do cargo após a extinção do órgão e cotada para reassumir neste retorno, “o Conselho é o espaço onde os diferentes setores de governo podem dialogar com os diferentes setores da sociedade civil, para identificar os problemas e as soluções. É essa a preciosidade da reinstalação do Conselho, onde a sensibilidade do governo à realidade das diferentes comunidades, das diferentes populações, está exposta”.

A atividade organizada pelo Coletivo Banquetaço, integrado por entidades como Movimento dos Sem Terra (MST), promove em todo o país uma série de atividades para fortalecer a defesa do direito humano à alimentação adequada e saudável.

“Por meio de banquetes públicos e intervenções, visa sensibilizar a sociedade sobre a importância da comida – no campo, na cidade, nas florestas e nas águas – promovendo debates e agendas que envolvem os diversos atores dessa ampla cadeia: quem planta e colhe cuidando do meio ambiente e produzindo comida, quem cozinha, quem pesquisa e todos os que agem social, econômica e politicamente nessa relação com os alimentos”, explica o texto de convocação divulgado pelo Coletivo.

A Rede Jubileu Sul Brasil integra a iniciativa com uma ação no Rio de Janeiro em parceria com a Central de Movimentos Populares, Coletivo Banquetaço e Sopão do Bem. A programação terá início às 12h na Ocupação Morar Feliz: Rua Santo Cristo, 140 – Santo Cristo. A tarde de atividades contará com roda de conversa das mulheres sobre o direito à alimentação como direito à dignidade humana, cirandinha com crianças, Rap Intuito Insano, Teatro do Oprimido, além de um delicioso almoço coletivo.

O banquetaço é uma ferramenta de ação política no formato de banquetes públicos, intervenções artísticas e promoção de debates sobre a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional para todas as pessoas e o papel fundamental do CONSEA no contexto alimentar do Brasil.

O Consea é formado por representantes da sociedade civil e do governo, um órgão criado em 1993 que presta consultoria direta ao presidente da República com relação a diversos temas relacionados à saúde e alimentação, atuando em temas como o combate à fome, alimentação saudável, merenda escolar, agricultura familiar, presença de agrotóxicos ou de componentes geneticamente modificados em alimentos estão entre os assuntos.

Deixe um comentário