Encontro também pautou os 25 anos do Jubileu Sul e a mobilização social para a Cúpula do G20, em novembro próximo, no Rio de Janeiro.

Reunião anual da Coordenação da Rede Jubileu Sul Brasil

Por Redação – Jubileu Sul Brasil

A Coordenação da Rede Jubileu Sul Brasil (JSB) promoveu reunião anual no Ceará, entre os dias 4 e 7 de abril, em Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, com representantes das entidades membro e parceiros de todas as regiões do país. 

A reunião fez parte de uma série de atividades na capital cearense, iniciada no dia 1º de abril, com homenagem aos 25 anos do JSB, em sessão solene de iniciativa da Mandata Nossa Cara (PSOL), na Câmara Municipal de Fortaleza. Entre os dias 2 e 4 de abril, ocorreu na Assembleia Legislativa (Alece) o Seminário “Transição ou Transação Energética? Agenda internacional, financiamento e repercussões”, promovido pela Rede em conjunto com organizações e movimentos parceiros. 

O encontro anual, no Sítio Shalom, foi um momento de avaliar as realizações do ano passado, de definir ações prioritárias para 2024 a partir do planejamento estratégico 2022-2025, as propostas para celebrar os 25 anos de criação do JSB, e a mobilização social para participar em eventos da agenda internacional, entre os quais a Cúpula do G20, em novembro, no Rio de Janeiro.

Os resultados do encontro e o posicionamento da Rede estão na “Declaração da Reunião Anual da Coordenação do Jubileu Sul Brasil nos seus 25 anos de existência”.

Avaliação 2023 e prioridades do próximo período

Após a recepção dos participantes, na noite da quinta-feira (4), a programação na manhã da sexta (5) foi um diagnóstico político coletivo para definir a prioridade de trabalho da Rede neste ano, considerando a agenda de luta contra o sistema de endividamento e as dívidas sociais no Brasil. 

O período da tarde foi dedicado à avaliação de 2023, e ao debate sobre os desafios para 2024 e 2025 em cada um dos eixos prioritários de atuação do JSB (dívidas; mulheres, direitos e territórios; comunicação popular; articulação e mobilização social; fortalecimento da Rede).

A manhã do sábado (6) foi de resgate e síntese do dia anterior, seguida por trabalho em grupos que definiram e aprovaram as atividades do Plano de Ação 2024-2025, e deliberaram sobre a continuidade ou não às diferentes articulações na quais a Rede está engajada.

Quanto às propostas para os 25 anos da Rede, foi aprovado o lançamento de selo, livro, site comemorativo com acervo histórico digital, materiais promocionais e sessões solenes em homenagem à Rede. Foi aprovada ainda a realização de uma campanha didática sobre o sistema da dívida, com lançamento previsto para novembro próximo, no âmbito da mobilização dos movimentos populares para a Cúpula do G20, no Rio de Janeiro.

O encontro foi concluído com debate sobre mobilização de recursos, a renovação do Grupo Gestor e o desenho político da Rede frente aos desafios do próximo período, além da apresentação das contas de 2023 e aprovação da declaração de posicionamento da Coordenação. O último dia da reunião contou com a presença da vereadora Adriana Gerônimo, da Mandata Nossa Cara na Câmara Municipal de Fortaleza.

Confira a declaração final da Coordenação:

Deixe um comentário