Redação | Jubileu Sul Brasil

Ao completar 522 anos do que ainda é chamado oficialmente de “descobrimento”, o Brasil segue aprofundando uma política de silenciamento dos povos indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais. Violências estatais, grilagens, projetos de mineração, agronegócio e hidrelétricas são, ainda no Brasil de 2022, práticas de governos e setor privado para ameaçar esses povos e retira-los dos seus territórios.

No Congresso Nacional e em casas legislativas estaduais e municipais, projetos de lei desconsideram os direitos desses povos, desrespeitam marcos internacionais protetivos e alijam comunidades dos processos de discussão e decisão que impactam diretamente em suas vidas.

Para a Rede Jubileu Sul Brasil, esse cenário, que foi agravado no governo Bolsonaro, é reflexo de uma orientação do Estado brasileiro desde o período da colonização, em que indígenas e outros Povos e Comunidades Tradicionais são tratados como obstáculos a um modelo de desenvolvimento predatório e insustentável.

E para aprofundar a discussão sobre esses temas, que dizem respeito ao racismo ambiental e também à relação entre dívida pública e injustiças socioambientais, o podcast Economia Fora do Eixo entrevistará Cris Faustino, que integra o Instituto Terramar e preside o Conselho Estadual de Direitos Humanos do Ceará.

Com apresentação da economista Sandra Quintela, que é também Articuladora Nacional e membro da coordenação da Rede Jubileu Sul Brasil, e com transmissão pelo Youtube, Facebook, o episódio vai ao ar na próxima terça-feira, 26/04, a partir das 11h30.

Sobre o podcast

O Economia Fora do Eixo é uma iniciativa da Rede Jubileu Sul Brasil para romper com o ciclo de privilégios no debate econômico e ampliar as discussões relacionadas à dívida pública e às dívidas sociais, que interferem diretamente na vida da população.

Com uma nova edição a cada 15 dias, o Economia Fora do Eixo é veiculado sempre às terças-feiras, das 11h30 às 12h, pelo Youtube e Facebook da Rede Jubileu Sul Brasil.

Na tela, junto com Sandra Quintela, haverá sempre uma pessoa convidada, responsável por discutir dados e fatos da realidade brasileira, a partir de uma abordagem descontraída e uma linguagem didática, refletindo especialmente sobre os impactos desse cenário no cotidiano e em situações vivenciadas pelas famílias do país.

Deixe um comentário