Estão abertas as inscrições para o curso “Estado Financeirizado”, que acontecerá de 19 a 22 de novembro, em São Paulo. O objetivo da atividade é aprofundar o estudo sobre a formação do Estado e como este vem atuando em diversas esferas, levando à financeirização e o endividamento.

A proposta do curso também é fortalecer as discussões sobre as alternativas a este cenário, tomando como referência processos de luta e atuação importantes como os da 5ª Semana Social Brasileira, dos Comitês Populares da Copa, do Grito dos Excluídos e dos movimentos sociais e pastorais e outras articulações que vêm se opondo aos modelos desenvolvimentistas, como megaprojetos e megaeventos.
O curso é uma realização da rede Jubileu Sul Brasil e marca o aniversário de 15 anos de trabalho.
A programação contará com aulas expositivas, oficinas em grupos, exibição de vídeos. O material do curso será disponibilizado no site (www.novo.jubileusul.org.br), após o curso. Para obter mais informações ou inscrever-se, basta enviar e-mail para secretaria@jubileusul.org.br ou acesse o formulário de inscrição aqui.
São parceiros da iniciativa a Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa e Olimpíadas, 5ª Semana Social Brasileira (SSB)/Pastorais Sociais e Grito dos Excluídos.
Programação:
Dia 19/novembro
Tarde: chegada e recepção
20h00 – Abertura do curso
Dia 20/novembro
9h – A formação do Estado e sua atualidade
14h – Estado e a atualidade do endividamento (federal, estadual e municípios), quem está pagando a conta dos megaeventos e projetos?
Noite: Celebração dos 15 anos do Jubileu Sul no Brasil com lançamento da Revista.
Dia 21/novembro
9h – A situação do endividamento na América Latina, com o caso emblemático da Argentina com os Buitres e a intervenção jurídica desde os EUA.
11h – Brics, G20, Banco do Sul: desafios da arquitetura financeira atual.
14h: A financeirização da Natureza x mudanças climáticas (Cop 20 e 21 e as metas pós 2015)
Noite: noite cultural
Dia 22/novembro
9h – A alternativa socioeconômica para o enfrentamento de forma crítica, os impactos cotidianos do modelo atual, da ação do Estado, para instrumentalizar as lideranças no trabalho de formação.
14h00 – Encerramento com almoço
Serviço
Curso “Estado Financeirizado”
Data: 19 a 22 de novembro
Colaboração solidária: R$ 50,00
Vagas limitadas.
Local: Centro de Formação Sagrada Família (Rua pe. Marchetti, 630, Ipiranga, São Paulo)
Telefone: 11 3112-1524
Organização e parceiros:
– Rede Jubileu Sul Brasil
– Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa e Olimpíadas
– 5ª Semana Social Brasileira (SSB)/Pastorais Sociais
– Grito dos Excluídos
– PACS (Instituto de Políticas Alternativas para o Cone Sul)

Deixe um comentário