Mutirões, formação e materiais didáticos fortalecem a mobilização popular. Perguntas abordam justiça fiscal e trabalho digno

Por Coletivo de Comunicação – Plebiscito Popular

O segundo encontro nacional sobre o Plebiscito Popular, realizado no dia 2 de junho, contou com a participação de representantes de todas as regiões do país. A atividade foi promovida pela Comissão para a Ação Sociotransformadora da CNBB (Cepast), Rede Jubileu Sul Brasil (JSB) e Grito dos Excluídos e Excluídas, com o objetivo de alinhar ações e estratégias para fortalecer a mobilização em torno da consulta popular.

Com duas perguntas centrais — o fim da escala 6×1 com redução da jornada sem redução de salário e a taxação das grandes fortunas — o plebiscito propõe ouvir o povo brasileiro sobre temas urgentes e promover a justiça fiscal e social.

Para pressionar a implementação das medidas, os votos vão ser entregues ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao presidente da Câmara Hugo Motta, ao presidente do Senado David Alcolumbre e ao Ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin

Multiplicar o plebiscito popular

Durante o encontro, Rosilene Wansetto, secretária executiva do JSB, apresentou os materiais já disponíveis, como o panfleto de divulgação e a cartilha formativa. 

No conjunto dos conteúdos, com identidade visual unificada, há publicações virtuais e para impressão,  textos, dados e subsídios para debate, materiais para redes sociais, mídias e sites, disponíveis para download clicando aqui. 

Foi destacado a importância da comunicação popular no processo, e a orientação é para que os estados criem seus próprios grupos de comunicadores populares e se integrem ao grupo nacional para troca de conteúdos. 

A comunicação nacional da campanha criou um template editável com a identidade visual do plebiscito disponível no Canva clicando aqui para produção local de conteúdos. Estão disponíveis ainda cards, adesivos, memes, cartazes e vídeos da campanha clicando aqui. 

Mutirão nas ruas e redes

Entre os dias 6 e 8 de junho ocorre o 1º mutirão nacional para mobilizar o plebiscito, com atividades presenciais como panfletagem, colagem de cartazes, cine-debate, rodas de conversa, assembleias populares, saraus e festivais culturais, ações de agitação e propaganda. 

O Mutirão Nacional de Agitação ocorre ao mesmo tempo nas redes sociais Além do engajamento e compartilhamento de informações, a orientação é fazer e postar fotos e vídeos curtos sobre as ações no mutirão, usando a hashtag #PlebiscitoPopular2025 e marcando o perfil @plebiscitopopular.

Mande fotos e vídeos para o grupo nacional de cobertura (https://t.me/+ASn2KoeMSFdiNzYx), informando crédito das imagens, cidade, estado e o que foi feito. 

Leia também: Encontro reúne mais de 100 movimentos populares e sindicais para organizar Plebiscito Popular

Cada militante uma urna

Outra ação desta etapa é o Mutirão de formação de Multiplicadores/as do Plebiscito Popular, um curso nacional  nos dias 16, 23 e 30 de junho, das 20h às 22h (horário de Brasília), transmitido ao vivo pelo YouTube.  Para participar inscreva-se até 15 de junho acessando: https://forms.gle/MmvTU6MuiX3gyrg69

Com o lema “quem vota também forma”, o curso busca fortalecer o vínculo entre conscientização e mobilização. A previsão de alcançar mil pessoas em rodas de conversa online.

A coleta de votos será feita a partir de 1º julho e segue até setembro, com concentração na Semana da Pátria, em articulação com o Grito dos Excluídos e Excluídas. A proposta é que cada militante se torne uma urna, mobilizando o debate nas comunidades, escolas, paróquias e praças públicas. 

Dom José Valdeci, presidente da Cepast/CNBB, reforçou que “o plebiscito é um passo importante para construir um país mais justo, ouvindo quem realmente precisa ser escutado: o povo”. 

Da secretaria do Grito, Karina da Silva Pereira destacou a relevância de integrar as informações do plebiscito nos regionais e de promover a união entre os diversos movimentos e pastorais. 

Ao final do encontro, representantes dos estados compartilharam desafios e estratégias para popularizar o plebiscito, destacando ações criativas como urnas itinerantes, rodas de conversa em festas juninas e articulação com movimentos populares.

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