Sandra Gemma | Imagem reprodução 6ª SSB

Texto: Redação 6ª SSB

Na última terça-feira (8), ocorreu o Módulo 2 do Curso Popular: O Presente e o Futuro do Trabalho com o tema: “O trabalho no contexto da pandemia”.  Sandra Gemma –, especialista em Ergonomia pela Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com Doutorado e Mestrado em Engenharia Agrícola na temática de Ergonomia pela Universidade Estadual de Campinas – colaborou na reflexão.

Há ainda uma urgência, a de se levar em conta o que já sabemos sobre o ser humano em situação de trabalho, sua variabilidade interindividual: gênero, etnia, idade, formação, experiência, cultura.

Sandra Gemma

A professora trouxe a dimensão do trabalho, as condições do presente e futuro, na perspectiva histórica. Sandra falou sobre o desemprego, que com a pandemia acelera e exacerba; a depreciação da qualidade do trabalho; trouxe à baila o contexto da sociedade do cansaço, que está esgotada, e isso não só por conta da carga de trabalho e precarização, mas por uma série de elementos que afeta a classe trabalhadora, na realidade urbana e rural. Há uma elevação da pobreza de tempo, isso afeta o mundo do trabalho, mas também a vida pessoal da classe trabalhadora, reforça Gemma. Que ressalta, ainda, a situação das mulheres trabalhadoras na pandemia com têm um fluxo contínuo de atividades que gera sofrimento.

O próximo Módulo será no dia 15 de junho | das 19h30 às 21h30, horário de Brasília. O tema será “A Igreja frente aos desafios do mundo do trabalho”, colabora na assessoria  Elio Gasda, professor da área de Ética Teológica e Práxis Cristã. Bacharel em Filosofia (FAJE) e Doutor em Teologia pela Universidad Pontifícia Comillas (Madrid). Pós-doutorado em Filosofia Política, Universidade Católica Portuguesa. E vai discutir a realidade do trabalho a partir dailuminação Bíblica e Teológica, do Ensino Social da Igreja, da Espiritualidade do Trabalho e as respostas da Igreja a partir de movimentos populares e pastorais que atuam com o mundo do trabalho.

Acompanhe o Módulo 2 | O trabalho no contexto da pandemia

Acompanhe o Módulo 1As mutações no mundo do trabalho

O Curso “O presente e o futuro do trabalho”é uma proposta da Pastoral Operária Nacional em parceria com a 6ª Semana Social Brasileira e a Rede Jubileu Sul Brasil, como forma de contribuir para a reflexão e a ação em torno do tema Trabalho.

O curso está organizado em cinco módulos e ocorre às terças-feiras, neste mês junho, das 19h30 às 21h30, horário de Brasília.

Veja a programação aqui

Outras informações, entre em contato: semanasocialbrasileira@cnbb.org.br

Deixe um comentário