“Fiquei muito lisonjeada e vou levar comigo cada mulher que contribuiu e contribui na minha caminhada, pois nossos caminhos e história estão entrelaçadas”, afirma Cícera, do Movimento dos Conselhos Populares (MCP), membro da Rede e parceiro da Ação “Mulheres por reparação das dívidas sociais” no Ceará.

Cícera Martins (ao centro) recebendo a homenagem na Câmara de Fortaleza. Fotos: Nenzinha Ferreira/Jubileu Sul Brasil

Por Flaviana Serafim – Jubileu Sul Brasil

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, na noite do último 8 de março, Dia Internacional da Mulher, uma Sessão Solene em homenagem às mulheres que lideram as lutas nos bairros da capital cearense. Entre as homenageadas, Cícera da Silva Martins, moradora do Planalto Pici, onde lidera sobretudo a luta feminina por moradia digna, orçamento e políticas sociais para as comunidades. 

Cícera é pedagoga e integra o Movimento dos Conselhos Populares (MCP), organização membro da Rede e parceira local na realização da Ação “Mulheres por reparação das dívidas sociais” junto com o Instituto Negra do Ceará (Inegra).

Enfrentar a violência à mulher é parte das lutas vivenciadas por Cícera, que teve que deixar seu emprego e casa em outro bairro devido à violência doméstica que sofria. A partir da mudança para o Planalto Pici, ela passou a atuar com as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) no bairro, o marco inicial de sua trajetória de embate e militância. 

“Fiquei muito lisonjeada e vou levar comigo cada mulher que contribuiu e contribui na minha caminhada, pois nossos caminhos e história estão entrelaçadas. Também levei comigo cada mulher que foi ou está em situação de violência, pois também fui, mas consegui sobreviver e ajudar na luta pela sociedade com igualdade de gênero. Fui homenageada juntamente com minhas ancestrais, que caminham comigo me dando força e luz”, afirma Cícera sobre a homenagem. E completa: “Mulher nunca perca sua vontade de lutar por dignidade”. 

A história de Cícera também foi destaque na reportagem “Defensoras invisíveis: mulheres que atuam em seus territórios pelos direitos humanos e da terra”, publicada na edição de março da revista Casa Comum, uma iniciativa do Sefras – Ação Social Franciscana. Confira a íntegra

O JSB promove a Ação “Mulheres por reparações das dívidas sociais” numa parceria local com o Movimento dos Conselhos Populares (MCP), que também é organização membro da Rede, e com o Instituto Negra do Ceará (Inegra). 

As iniciativas da ação contam com apoio do Ministério das Relações Exteriores Alemão, que garantiu ao Instituto de Relações Exteriores (IFA) recursos para implementação do Programa de Financiamentos Zivik (Zivik Funding Program). Também integram o processo de fortalecimento da Rede Jubileu Sul Brasil e das suas organizações membro, contando ainda com apoios da Cafod, DKA, e cofinanciamento da União Europeia.

O conteúdo desta publicação é de responsabilidade exclusiva da Rede Jubileu Sul Brasil. Não necessariamente representa o ponto de vista dos apoiadores, financiadores e co-financiadores.

Deixe um comentário