Objetivo é avaliar a atuação da Rede, traçar estratégias e ações de planejamento para os próximos anos. Após o período de distanciamento e isolamento devido à pandemia, reunião acontece em São Paulo entre os dias 19 e 22 de maio

Por Marcos Vinicius dos Santos*

Começa nesta sexta (20) a primeira reunião presencial da coordenação da Rede Jubileu Sul Brasil desde o início da pandemia de Covid-19. O evento, que segue até domingo (22) , contará com a presença de representantes de várias regiões do país e também de Martha Flores, coordenadora da Rede Jubileu Sul/Américas.

Os eventos dos últimos anos geraram marcas profundas nas regiões, que já estava em crise mesmo antes da pandemia global. A discussão coletiva sobre os próximos passos dos movimentos populares e organizações parceiras é avaliada como fundamental para dar prosseguimento às ações futuras em defesa da vida e da soberania dos territórios sobre o próprio destino.

Além disso, há uma expectativa quanto ao reencontro das articuladoras e articuladores da Rede, já que as restrições impostas pela crise sanitária afastaram a todos dos encontros presenciais.

O primeiro dia contará com uma partilha entre as organizações membro sobre a sua conexão com os trabalhos da Rede. Após a reunião, será realizada a análise conjuntura com a presença de Fabio Luís Barbosa dos Santos, membro do grupo de trabalho da Dívida Pública no Jubileu Sul Brasil e professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo.

No sábado (21), será apresentado a trabalho das redes Jubileu Sul/Américas e Jubileu Sul Brasil nos últimos dois anos, com enfoque nos eixos da Dívida Pública, Semana Social Brasileira, Mulheres, Comunicação e articulações. A conversa será seguida por uma apresentação das principais ações realizadas no período pelas organizações presentes no encontro.

As conversas no período da tarde serão orientadas para o futuro, refletindo sobre as estratégias que serão assumidas pela Rede nos próximos anos, além da definição de  prioridades e a estrutura necessária para realização das ações.

No domingo (22) será realizada uma síntese dos dias anteriores e serão desenvolvidas as principais linhas de atuação, a partir das conclusões tiradas diante dos diversos debates ocorridos ao longo do encontro.

Durante todo período, a Comunicação do Jubileu Sul Brasil estará acompanhando a reunião, e a síntese dos debates e análise de conjuntura poderão ser conferidas aqui no site.

*Com supervisão de Flaviana Serafim.

Deixe um comentário