Roteirista da obra, a advogada agrarista e feminista Magnólia Said, do Esplar, é painelista convidada da conferência internacional que debate a prática da solidariedade e a consciência socioambiental no mundo da moda. Documentário é resultado do projeto  “Articulando povos indígenas e rurais para resistência ativa”, realizado pelo Esplar com apoio da Rede Jubileu Sul Brasil

Por Flaviana Serafim I Jubileu Sul Brasil 

Neste 30 de junho, às 14h, a advogada agrarista e feminista Magnólia Said, do Esplar, participa da conferência internacional “Ways of Caring I Practicing solidarity”, que integra a programação do evento State of Fashion, promovido pela ArteZ University, academia de arte da Holanda, em parceria com o Fashion Revolution, movimento global que visa conscientizar sobre os impactos socioambientais do setor da moda e fomentar sustentabilidade. 

Na ocasião, será exibido o documentário “Quanto vale uma vida? Povos indígenas e rurais exigem reparação das dívidas ecológicas e sociais”, realizado pelo Esplar com roteiro de Said. É possível acompanhar a transmissão ao vivo no site do evento clicando aqui.

Além da advogada, participam como painelistas Weibe Tapeba, liderança indígena e ativista da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Yamê Reis, fundadora do Rio Ethical Fashion, Mariana Colerato, do Instituto Modefica, e a cientista social Lilyan Berlim. 

A obra mostra como praticar a coletividade, a economia solidária, formas de troca e compartilhamento em duas diferentes comunidades agroecológicas do Ceará. Lançado junto com um livro de mesmo nome em dezembro de 2021, na 25° Assembleia dos Povos Indígenas do Ceará, o documentário é resultado do projeto “Articulando povos indígenas e rurais para resistência ativa”, realizado pelo Esplar com apoio da Rede Jubileu Sul Brasil e cofinanciamento da União Europeia (saiba mais). 

A ação acompanhou a Aldeia Lagoa dos Tapeba, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, e a comunidade rural Riacho do Meio, em Choró, no Sertão Central cearense, onde os indígenas Tapeba lutam contra a perda de seu território e as famílias agricultoras de Riacho do Meio enfrentam o avanço dos agrotóxicos e transgênicos em suas áreas produtivas.

A conferência Ways of Caring I Practicing solidarity reúne artistas, designers, organizações, coletivos, pesquisadores, ativistas, agricultores, curandeiros e profissionais críticos da moda para compartilhar e apresentar suas visões sobre como praticar a solidariedade na moda.

O documentário está disponível no canal do Esplar, assista:

Deixe um comentário