O evento idealizado e organizado por lideranças Pankararu que vivem no contexto urbano aconteceu no último sábado (13), no Real Parque, região do Morumbi (SP).

Encontro Anual do Povo Pankararu reuniu lideranças no Real Parque (SP)

Por Redação JSB

O Encontro contou com a presença de lideranças indígenas, grupos indigenistas, representantes das secretarias de direitos humanos, organizações da sociedade civil, vereadores, deputados, pré-candidatos e candidatas, estudantes e pessoas que atuam com propostas voltadas para promoção de políticas públicas para a população indígena.

Os Pankararu de Francisco Morato (SP), acompanhados pela Rede Jubileu Sul, Brasil marcaram presença no evento, que se um lado pode proporcionar o estreitamento dos laços, de outro observou a importância do acompanhamento da agenda política que contempla essas e outras comunidades indígenas.

“Esse foi o primeiro encontro do povo Pankararu após o início da pandemia de Covid-19”, destacou a liderança feminina Elane Pankararu. “Encontrar o meu povo é uma grande satisfação e eu agradeço à Rede Jubileu que nos proporcionou esse momento”, completa Maria Reis Pankararu. O dia foi regado de afetos, trocas de experiências, reencontros e muito respeito ao trato com os cultos, tradições e cultura indígena, o que na atual conjuntura político, se faz extremamente necessário.

Neste encontro idealizado, estruturado e organizado por lideranças Pankararu, o que se viu foi muito respeito as tradições e a valorização do sagrado. O povo Pankararu deu um show de simpatia e por meio de apresentações culturais, danças, músicas, cativaram o público com a reverência aos ancestrais e o animado Toré, ritual sagrado, muitas vezes considerado uma ciência para os indígenas de diversos povos do nordeste, incluindo o povo Pankararu.

Cerca de 20 famílias da etnia Pankararu, originária de Pernambuco, vivem há mais de 30 anos em Francisco Morato (SP), onde buscam o reencontro com a própria cultura e identidade por serem indígenas urbanos. 

A ação com o povo Pankararu em Francisco Morato contam o apoio da DKA Áustria, da Agência Cafod,  além de ser cofinancida pela União Europeia, a partir do projeto “Fortalecimento da Rede Jubileu do Sul/Américas na conquista do desenvolvimento e soberania dos povos da América Latina e do Caribe”.

Deixe um comentário