O programa quinzenal “Economia Fora do Eixo” é uma iniciativa da Rede Jubileu Sul Brasil (JSB), em parceria com a 6ª Semana Social Brasileira e Grito dos Excluídos e Excluídas. A ideia central é a popularização das questões relacionadas à dívida pública e às dívidas sociais, compreendendo a importância deste tema para o conjunto da sociedade brasileira, especialmente no ano em que fazemos memória do segundo centenário da (in)dependência do Brasil.

Em conexão com a mobilização do 28º Grito dos Excluídos e Excluídas, a segunda temporada abordará de forma ampla e crítica os processos que nos impendem de concretizar a verdadeira independência.

Cada edição do programa, terá a presença de uma pessoa convidada. A economista, educadora popular e articuladora da Rede Jubileu Sul Brasil, Sandra Quintela, apresenta os episódios sempre pontuando a questão das dívidas histórica, econômica, ambiental e social que marcam a trajetória política do país.

, Márcia Palhano, pedagoga, educadora popular, agente da Comissão Pastoral da Terra (CPT) do Regional Maranhão, membra da Articulação das Pastorais Sociais do Regional Nordeste 5 e militante da causa negra é a convidada do próximo episódio do Economia Fora do Eixo.

Nesta segunda temporada, além da pessoa convidada para aprofundar o tema, o programa terá sempre a participação de especialistas, ativistas ou profissionais para explicar de forma breve termos ou conceitos que possam ser mais desconhecidos do público em geral e são importantes para a compreensão dos temas discutidos em cada episódio. No primeiro episódio dessa nova temporada, por exemplo, Luciane Lacerda, militante do Instituto Búzios e do Fórum Estadual de Mulheres Negras, no Rio de Janeiro (RJ) explica o termo “Feminização da pobreza”.

Nossa primeira convidada desta nova temporada será a pedagoga, educadora popular, agente da Comissão Pastoral da Terra (CPT) do Regional Maranhão, membra da Articulação das Pastorais Sociais do Regional Nordeste 5 e militante da causa negra, Márcia Palhano. O tema em foco será “200 anos de (in)dependência: O Brasil pelos olhares das mulheres negras”.

Com transmissão pelo Youtube, Facebook e uma nova edição a cada 15 dias, o “Economia Fora do Eixo” é veiculado sempre às terças-feiras, das 11h30 às 12h, o novo episódio vai ao ar no dia 19 de julho de 2022. O podcast também poderá ser ouvido em aplicativos de áudio como o Spotify.

Os episódios da primeira temporada também estão disponíveis no YouTube, Spotify e outros aplicativos de áudio.

SERVIÇO:

Economia Fora do Eixo

2ª Temporada: 19 de julho de 2022 (Terça-feira)

Horário de Brasília: 11h30 às 12h

Transmissão: Youtube, e Facebook Jubileu Sul Brasil, 6ª Semana Social Brasileira e Grito dos Excluídos e Excluídas.

Informações e contatos para entrevistas

Jucelene Rocha – Comunicação da Rede Jubileu Sul Brasil / (11) 9 8694-1616

Paulo Victor Melo – Comunicação da Rede Jubileu Sul Brasil / (79) 9 9156-2343

Deixe um comentário