Por Redação | Jubileu Sul Brasil

No marco dos 200 anos da Independência do Brasil, uma pergunta ecoa para a população brasileira. Independência para quem? De fato, as consequências de uma independência forjada para continuar garantido privilégios para as elites ainda são fortemente sentidas na base da pirâmide social que segue sem direitos básicos como moradia, terra, trabalho, saúde, comida no prato e educação.

Neste cenário, a luta pela terra ganha contornos de gravidade ainda maior porque nos últimos anos assistimos à escalada da violência no campo. De acordo com monitoramento realizado pala Comissão Pastoral da Terra (CPT), a pistolagem responde por quase 40% dos casos de violência letal contra pessoas e famílias camponesas em 2022. Segundo os mesmos dados, só nos primeiros seis meses de 2022 o número de assassinatos derivados de conflitos no campo no Brasil – 25 até aqui – já supera o total de mortes em todo o ano de 2020, quando ocorreram 20 homicídios.

Reportagem publicada na Agência Pública afirma que, segundo a CPT, “a análise dos dados sobre violência no campo na última década aponta um crescimento recente atingindo mais de cinco milhões de pessoas só nos últimos dois anos. Os assassinatos aumentaram 75% e os casos de trabalho escravo cresceram 113% em 2021”.

Ronilson Costa, membro da Coordenação Executiva Nacional da CPT que também participa do 11º episódio

Para aprofundar essas questões a convidada do décimo primeiro do programa Economia Fora do Eixo será Kelli Mafort, membro da coordenação  nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O tema em foco será “200 anos de (in)dependência: O Brasil pelo olhar da sociedade civil organizada”.

O episódio vai contar também com a participação de Ronilson Costa, membro da Coordenação Executiva Nacional da CPT.

O programa

O programa quinzenal “Economia Fora do Eixo” é uma iniciativa da Rede Jubileu Sul Brasil (JSB), em parceria com a 6ª Semana Social Brasileira e o Grito dos Excluídos e Excluídas. A ideia central é a popularização das questões relacionadas à dívida pública e às dívidas sociais, compreendendo a importância deste tema para o conjunto da sociedade brasileira, especialmente no ano em que fazemos memória do segundo centenário da (in)dependência do Brasil.

Com transmissão pelo Youtube, Facebook da Rede Jubileu Sul Brasil, 6ª Semana Social Brasileira e Grito dos Excluídos,  o “Economia Fora do Eixo” é veiculado  a cada 15 dias, sempre às terças-feiras, das 11h30 às 12h. Assim, o décimo primeiro episódio vai ao ar no dia 13  de setembro. O podcast também poderá ser ouvido em aplicativos de áudio como o Spotify.

Todos os episódios da primeira temporada também estão disponíveis no YouTube, Spotify e outros aplicativos de áudio.

SERVIÇO:

Economia Fora do Eixo

11ª Episódio: 13 de setembro de 2022 (Terça-feira)

Horário de Brasília: 11h30 às 12h

Transmissão: Youtube, e Facebook Jubileu Sul Brasil, 6ª Semana Social Brasileira e Grito dos Excluídos e Excluídas.

Informações e contatos para entrevistas

Jucelene Rocha – Comunicação da Rede Jubileu Sul Brasil  (11) 9 8694-1616

Deixe um comentário