Mulheres conciliam emprego com tarefas domésticas e cuidados com idosos e crianças, acumulando dupla jornada de trabalho. Levantamento também aponta que a maioria delas já perdeu emprego devido a gênero

Por Redação – Brasil de Fato

58% das mulheres atestam já ter enfrentado perguntas invasivas ou subjetivas durante entrevistas de emprego. Foto: Rovena Rosa/Abr

Uma pesquisa do Infojobs revela que 83% das mulheres dizem conciliar o emprego com tarefas domésticas e cuidados com idosos e crianças, acumulando dupla jornada de trabalho. O dado foi divulgado neste sábado pelo portal g1.

Das 742 pessoas do gênero feminino que responderam à pesquisa, 45% atestam não ter ajuda de parceiros ou redes de apoio. As respostas foram dadas à Infojobs entre fevereiro e março deste ano por participantes entre 18 e 60 anos. 

A pesquisa constatou uma leve evolução no percentual de mulheres que acreditam ter perdido oportunidades de trabalho por causa do seu gênero. O índice passou de 78% em 2023 para 7 em cada 10 mulheres em 2024. 

Perguntas invasivas e dificuldade de conseguir emprego 

58% das participantes atestam já ter enfrentado perguntas invasivas ou subjetivas durante entrevistas de emprego, com situações ou questionamentos que não envolviam suas habilidades profissionais.

Das mulheres que se dizem inseridas no mercado de trabalho, 77% acreditam que mulheres e homens não têm oportunidades iguais de crescimento profissional. 80% das participantes nunca tiveram empregadores com programas de contratação e desenvolvimento de mulheres nas empresas. 

Na pesquisa, as mulheres compartilharam suas perspectivas sobre os principais desafios enfrentados no mercado de trabalho. 

27% enfrentam desafio significativo para conseguir emprego; 26% dizem que conquistar reconhecimento e progredir na carreira é um obstáculo relevante; 18% afirmam que o machismo dentro das empresas é um desafio a ser superado; 16% têm dificuldade para equilibrar tarefas profissionais e pessoais. 

Do total, 13% das pessoas do gênero feminino relataram não enfrentar grandes obstáculos no ambiente de trabalho.

Credibilidade questionada e falta de lideranças femininas 

7 em cada 10 afirmam já terem tido sua credibilidade questionada no trabalho só por serem mulheres. Além disso, 42% já tiveram mulheres como chefes e 60% sempre atuaram em empresas com mais homens do que mulheres em cargos de liderança. 

A maioria – 78% – acredita que mulheres precisam demonstrar mais qualificações do que homens para conseguir cargos de chefia. Também são maioria – 62% – as participantes da pesquisa que responderam nunca ter trabalhado com uma mulher trans. 

Deixe um comentário