Idosas e idosos participaram da oficina de formação na ‘Casa de Clara’, numa parceria do Jubileu Sul com o Sefras

Fotos: Lucimeire Araújo

Por Redação – Jubileu Sul Brasil

Uma formação sobre o tema da dívida pública pautou a 3ª roda de conversa, nesta segunda (23/09) realizada com o grupo geracional no Centro de Convivência e Apoio à Pessoa Idosa, a “Casa de Clara”, no bairro do Belenzinho, zona leste da cidade de São Paulo.

A questão tem tudo a ver com o dia a dia das pessoas, porque os recursos públicos usados para pagar dívida interna e externa do país deixam de ir para políticas públicas que a população tanto precisa (educação, saúde, infraestrutura, políticas sociais etc).

O encontro começou com um resgate da segunda roda de conversa, sobre “Orçamento público e políticas públicas para as mulheres”.  Assessora da Ação Social Franciscana (Sefras), parceira da Rede Jubileu Sul Brasil (JSB) nesta iniciativa, a economista Talita Guimarães deu seguimento à formação, explicando o que é a dívida pública, sua contextualização histórica, como o endividamento impacta o orçamento público e a vida cotidiana.

A articuladora Carolina de Mendonça Rodrigues Silva apresentou o gráfico da dívida pública, que mostra que, dos R$ 4,36 trilhões do orçamento federal executado em 2023, R$ 1,89 trilhões foram para pagamento de juros e amortização da dívida pública – isso representa 43,23% do orçamento total.

Ela também apresentou a cartilha Como o orçamento e a dívida afetam a vida das mulheres?, 6º volume da coleção Mulheres por reparação das dívidas sociais, com leitura coletiva da publicação distribuída às participantes.

A cartilha traz uma reflexão sobre o orçamento e a dívida pública no contexto da negação dos direitos das mulheres, abordando, entre outros temas, a dívida pública e o endividamento do Estado; o que é o orçamento público, como a população pode se envolver nesse debate e incidir a partir da realidade de cada território; dívida social e a importância de auditar a dívida como princípio e soberania.

A exposição do tema contou ainda com um vídeo explicativo sobre o que é a dívida pública:

Deixe um comentário