A rede Jubileu Sul Brasil está em consternada com as consequências do furacão Matthew que já faz quase 900 mortes no Haiti. Há mais de 12 anos atuamos na Campanha Internacional Permanente de Solidariedade com o Haiti, acompanhamos todas as atrocidades “naturais”, políticas, econômicas e sociais que são cometidas contra esta nação caribenha, a primeira a garantir liberdade através da força popular.

Neste sentido, convidamos e incentivamos a todos e todas a colaborarem nas campanhas de solidariedade que estão sendo feitas para arrecadar fundos que visam ajudar os irmãos haitianos e haitianas.

Divulgamos, abaixo, a campanha levada à frente pela Cáritas Brasileira e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira lançaram nesta quinta-feira, dia 13 de outubro, a campanha SOS Furacão no Haiti, em solidariedade às vítimas do furacão Matthew, que atingiu o país caribenho no último dia 4 de outubro. Estima-se que um milhão de pessoas tenham sido afetadas pelas tempestades e que o número de mortes possa passar de 1 mil. Este foi o pior desastre enfrentado pelo país desde o terremoto de janeiro de 2010, quando mais de 300 mil haitianos e haitianas morreram. Ainda hoje há dezenas de milhares de pessoas vivendo em barracas devido às consequências do terremoto, o que agrava ainda mais a situação do país com a passagem do furacão Matthew.

Os recursos arrecadados com a campanha em solidariedade às vítimas do furacão no Haiti serão destinados a ações de urgência, como o fornecimento de água potável, alimentos, cobertores, kits de higiene, lonas e tendas. Será dada prioridade de atendimento às pessoas em abrigos improvisados, mulheres grávidas, crianças e adultos com deficiência física. Com este apoio, também pretende-se ajudar na reconstrução de casas, escolas e outras estruturas que busquem melhorar as condições de vida da população.

Ficam convidados a colaborar com a campanha SOS Furacão no Haiti as dioceses, paróquias, comunidades, congregações, colégios e todas as pessoas de boa vontade, para realizarmos juntos uma grande corrente de oração e de gesto concreto de solidariedade em favor dos irmãos e irmãs do Haiti. As ajudas financeiras podem ser depositadas nas seguintes contas, administradas pela Cáritas Brasileira em favor das vítimas do furacão Matthew:

Banco do Brasil
Agência: 3475-4
Conta Corrente: 33781-1

Caixa Econômica Federal
Agência: 1041
Operação: 003
Conta Corrente: 3943-9

CNPJ da Cáritas Brasileira: 33.654.419.0001/16

Para ler a carta da CNBB e da Cáritas Brasileira de lançamento da campanha em solidariedade às vítimas do furacão no Haiti, acesse aqui. Abaixo, podem ser encontradas outras informações sobre o Haiti e a passagem do furacão Matthew pelo Caribe:

Cáritas Brasileira se solidariza com vítimas do furacão no Haiti

Terremoto no Haiti: das ações emergenciais à reconstrução

Confederação Cáritas lança Apelo Internacional para o Haiti

“Efeito do furacão no Haiti é catastrófico”, diz padre Hervé

Furacão deixa rastro de destruição também em Cuba

Deixe um comentário